Confira os destaques do universo do teatro e fique por dentro das peças que estão em cartaz em São Paulo. Tudo isso, através de entrevistas exclusivas e coberturas especiais.
A Lista
Na peça “A Lista”, Lilia Cabral interpreta Laurita, uma viúva solitária, moradora de Copacabana, professora orgulhosa da rede estadual por 35 anos, que sofre com o isolamento durante a pandemia do novo coronavírus.
Diante da idade avançada (grupo de risco), ela aceita a ajuda de Amanda, uma jovem cantora de ópera que enfrenta problemas familiares e passa a fazer as compras de mercado da vizinha mais velha. Com a proximidade forçada, fica clara a lacuna geracional entre as duas: as confusões começam por conta de um maço de chicória, tomam uma proporção gigantesca e acabam transformando ambas.
“A Lista” fez sucesso e ganhou novas apresentações virtuais e até algumas presenciais, no Rio, em Belo Horizonte e em Porto Alegre, em 2021, além de ter virado um curta. Mas a peça que o público paulistano vai conhecer, é inédita. Trata-se de uma versão expandida, que pula dos cinquenta minutos para 1h20. Ao trecho da história da dupla de vizinhas foram adicionados mais dois "momentos", como chama o diretor, Guilherme Piva.
Serviço
Até 29 de outubro
Teatro VIVO
Avenida Doutor Chucri Zaidan, 2460 – Morumbi, São Paulo
Sexta e Sábado às 20h00 | Domingo às 18h00
Adquira seu ingresso aqui.
Musical Ney Matogrosso – Homem com H
O musical “Ney Matogrosso – Homem com H” explora momentos e canções marcantes na trajetória do cantor sem seguir necessariamente uma ordem cronológica. A história começa em um show do Secos & Molhados, em plena ditadura militar, quando uma pessoa da plateia o xinga de “viado”. Essa cena se funde com momentos da infância e adolescência do artista. E, dessa forma, outros episódios vão se encaixando na cena.
Para contar essa história, Marília Toledo e Emílio Boechat mergulharam nas três biografias já publicadas sobre o artista, além de matérias jornalísticas, vídeos e o próprio artista. “Com a ajuda do próprio Ney, tentamos ser fiéis aos fatos mais importantes de sua vida privada e profissional, mas com a liberdade lúdica que o teatro pede”, revela a diretora.
Além da própria trajetória do homenageado, o musical discute um tema cada vez mais relevante para a realidade brasileira: a liberdade. “Principalmente, a liberdade de ser quem se é, a qualquer custo. Ney combateu a ditadura não com palavras, mas com sua atitude cênica, entrando maquiado e praticamente nu no palco e na televisão, na época de maior censura que o país já viveu. As ambiguidades que ele sempre trouxe para o público foram pauta na década de 70 e permanecem em pauta até os dias de hoje. Ele também sempre foi adepto do amor livre e deixou clara a sua bisexualidade desde o início”, conta Toledo.
Serviço
Teatro Santander
Av. Juscelino Kubitschek, 2041 – São Paulo, SP
Sexta e Sábado às 20h30, Sábado e Domingo às 15h30, Domingo às 20h00
Até 09 de outubro
Adquira seu ingresso aqui.
Pinóquio
“Pinóquio”, em cartaz no Sesc Ipiranga, é uma peça voltada para todos os públicos. O espetáculo conta a história de um boneco de madeira animado, que sonha em ser humano. A peça conta com grandes referências ao circo do século XIX, e uma linguagem recheada de música.
A história foi originalmente escrita em 1883 e fala bastante sobre moral e o valor em sempre dizer a verdade, mas acima de tudo, aborda a jornada de um criança que perambula entre a ética e critica fortemente a banalização a mentira que acontece no século XXI.
Serviço
Sesc Ipiranga
R. Bom Pastor, 822 – Ipiranga, São Paulo
Em cartaz até o dia 1 de outubro
Adquira seu ingresso aqui.