O que as cores dos alimentos dizem sobre seu valor nutricional

Na hora de escolher os alimentos para sua refeição a recomendação é clara: “quanto mais colorido estiver seu prato, mais saudável será sua alimentação.” Observar e combinar as cores dos alimentos pode te ajudar a montar uma dieta com maior valor nutricional, melhorando sua performance, fortalecendo sua imunidade e aumentando os níveis de hidratação do seu corpo.

● Alimentos vermelhos

Alimentos avermelhados como tomate, pimentão, morango, melancia e goiaba são ricos em licopeno, nutriente que, associado à vitamina C, tem poder antioxidante e elimina os radicais livres do corpo. São ótimos aliados no combate à indisposição e estresse, além de serem ótimos preventivos contra o câncer.

● Alimentos amarelos ou laranjas

O betacaroteno, substância antioxidante que dá cor amarela e alaranjada para alimentos como mamão, cenoura, laranja e abóbora, é fundamental para a manutenção da saúde de tecidos e fios de cabelos. Ricos em vitamina C, estes alimentos são essenciais para o fortalecimento da imunidade, beneficiam a visão e também combatem os radicais livres.

● Alimentos verdes

Pepino, alface, espinafre, brócolis, kiwi e abacate, são alimentos importantes para a energia celular. Estes alimentos são poderosos antioxidantes e por serem ricos em luteína e zeaxantina, impedem a degeneração macular, tipo de deterioração central da retina que atinge principalmente as pessoas de mais idade.

● Alimentos roxos

Importantes para a vitalidade, são ricos em antocianina, pigmento relacionado à vitamina B1, que retarda o envelhecimento, inibe a alteração de substâncias cancerígenas e protege o sistema cardiovascular. Beringela, repolho roxo, beterraba, ameixa e jabuticaba também possuem benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios.

Agora que você já sabe como as cores dos alimentos podem colaborar para sua saúde, capriche na hora de montar seu prato arco-íris!

Ricardo Lemes

Redação Saúde Minuto

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados