O que é perder peso de forma saudável?

Centenas de dietas da moda, programas de perda de peso e golpes diretos prometem perda de peso rápida e fácil. No entanto, a base da perda de peso bem-sucedida continua sendo uma dieta saudável e controlada por calorias combinada com o aumento da atividade física.

Mas o que é perder peso de forma saudável?

A perda de peso saudável não se resume a fazer apenas uma “dieta” ou “programa” e ponto final. Trata-se de uma mudança do estilo de vida que deve ser contínua e permanente. Visa adquirir uma alimentação equilibrada (baseada na diversificação dos alimentos e composta de elementos que possam nutrir o seu corpo para que assim ele tenha saúde e possa exercer todas as suas funções vitais) e atividade física regular que devem se manter após o alcance da meta a ser atingida para que o resultado seja persistente e duradouro e para que todo o esforço para atingir o objetivo proposto não tenha sido uma simples “perda de tempo”.

Perder peso não é fácil e requer compromisso com nós mesmos!

Para animar, lembre-se que uma perda de peso, ainda que modesta pode significar grandes benefícios. Perder 5 a 10% do peso corporal já traz grandes ganhos para a saúde tais como melhora na pressão arterial, colesterol e glicemia além da redução dos fatores de risco para doenças crônicas relacionadas à obesidade.

Portanto, mesmo que o objetivo pareça grande, não enxergue isso apenas como um destino final. Veja como um longo percurso onde cada quilometragem percorrida poderá trazer vários benefícios e dará mais e mais condições para que você possa continuar. Afinal, os hábitos adquiridos serão fundamentais para manutenção do peso ao longo do tempo.

Por exemplo, o National Weight Control Registry que já possui mais de 10.000 membros inscritos é uma pesquisa coordenado pelo "Centro de Pesquisa de Controle de Peso e Diabetes" do Miriam Hospital em Providence, Rhode Island que incluiu pessoas (18 anos ou mais) que perderam pelo menos 13,6 kg (30 lbs) de peso e o mantiveram por pelo menos um ano. Este estudo mostrou que dentre os participantes que perderam peso, 98% modificaram sua ingestão de alimentos e 94% aumentaram seus exercícios. Além disso os participantes que mantiveram uma perda de peso significativa relataram melhorias na saúde física, bem como nos níveis de energia, mobilidade física, humor geral e autoconfiança. 
Assim sendo, para perder peso com saúde, você deve estar preparado e desafiado a mudar seus hábitos e estilo de vida.
Se o desafio foi aceito, vão aqui algumas dicas:

✅Tenha sempre em mãos aquilo que você pode comer.  Capriche na lista de compras. Ela deve ser feita com cuidado, carinho e consciência! Se quando a fome bater, você estiver rodeado apenas de comida gordurosa, fast food e guloseimas, será mesmo difícil resistir a elas.

✅Esteja motivado
A perda de peso a longo prazo leva tempo e esforço – e, portanto, você deve estar preparado para firmar um compromisso por longo tempo. Portanto esteja motivado para isso!

✅Não deixe outros obstáculos atrapalharem seu sucesso. Converse com seu médico se precisar de ajuda para lidar com o estresse, depressão, ansiedade ou outras emoções que podem dificultar o seu progresso. 

✅ Defina metas e encontre sua motivação interior
Lembre-se de que só você pode fazer isso por você portanto a única pessoa que você deve querer agradar é você mesmo.

✅ Faça uma lista do que é importante para manter- se motivado e focado, e em seguida, encontre uma maneira de garantir que você possa invocar seus fatores motivacionais durante os momentos de tentação. 

✅ Escolha pessoas para apoiá-lo que irão encorajá-lo de maneira positiva, sem vergonha, constrangimento ou sabotagem. Fuja das que te desencorajam e desmotivam!

✅ Seja ativo e mantenha-se ativo. O exercício regular pode ajudar a queimar o excesso de calorias que você não pode cortar apenas com a dieta além de oferecer uma série de benefícios para a saúde

✅ Desfrute de alimentos mais saudáveis, mas sem renunciar ao sabor. Use e abuse de temperos como alho e cebola, cheiro verde e salsinha por exemplo. Substitua grãos refinados por grãos integrais. Reduza o açúcar o máximo possível, exceto o açúcar natural das frutas. Escolha produtos lácteos com baixo teor de gordura e carnes magras e aves em quantidades limitadas.

✅ Estabeleça uma rotina para que você possa se planejar e não se perder durante a semana tendo que apelar para os “escapes”. 

Por Dra. Rosália Padovani, médica endocrinologista, em parceria com o Saúde Minuto
 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados