O cenário pop inglês e americano sempre dominou as ondas do rádio e a indústria musical. Mas lá no norte da Europa, os países escandinavos foram – e continuam influentes. Por isso, vale a pena conferir uma seleção das principais bandas e artistas originárias do “Sol da Meia-Noite” que a Alpha FM preparou especialmente para você curtir no site.
ABBA
Vendas estimadas: 120-140 milhões (incluindo downloads)
Fundada na Suécia por Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson, e Anni-Frid Lyngstad, o grupo de Estocolmo produziu oito discos entre 1973-1981, garantindo hits como “Dancing Queen”, “The Winner Takes it All”, “Mamma Mia” e “Fernando”, com destaque para a era Disco.
Novidades: Em junho deste ano, o grupo deve voltar a se apresentar após 35 anos separados em uma festa comemorativa.
A-ha
Vendas estimadas: 100 milhões
Formada em Oslo, a banda norueguesa surgiu inspirada pelos Beatles e ganhou fama em meados dos anos 80 com hits “Stay on These Roads”, “Cry Wolf”, “Take on Me”, “Hunting High and Low” e o tema do filme de James Bond “Living Daylights”. De seus dez discos de estúdio, o mais recente trabalho do trio Morten Harket, Magne Furuholmen e Pål Waaktaar é Cast in Steel (2015).
Novidades: O projeto mais recente do A-ha é um CD/DVD da turnê acústica que deve ser lançado ainda neste ano.
ROXETTE
Vendas estimadas: 60 milhões
A dupla sueca Per Gessle and Marie Fredriksson se conheceu em Halmstad em 1979 e decidiram tentar a sorte no pop. Em 1986, lançaram o primeiro álbum como Roxette. Mas o primeiro hit chegaria apenas dois anos mais tarde: “Listen To Your Heart”, abrindo caminho para canções românticas com “It Must Have Been Love” e “Spending My Time”, além de “Joyride”. O álbum mais recente do Roxette é Good Karma (2016).
Novidades: A turnê de Good Karma precisou ser adiada por problemas de saúde de Marie Friedriksson. No momento, Per Gassle faz shows para divulgar a carreira solo.
Eles também são dá Escandinávia: Björk (Islândia), Ace of Base (Suécia), Europe (Suécia).