Nesta quinta-feira (15), o veículo The Hollywood Reporter confirmou que o novo projeto de Christopher Nolan, a recontagem do mito grego “Odisséia” para as telas, está sendo gravado inteiramente em IMAX, o que é exclusivo para a indústria comercial cinematográfica.
O que é o IMAX?
O IMAX é um composto de técnicas para transformar um filme em uma experiência imersiva, sendo gravado em uma película maior, com capacidade de capturar detalhes com uma qualidade avançada. Outrossim, existem procedimentos de pós-produção e de exibição que fazem a obra se adequar ao domínio IMAX.
Como “Odisséia” será gravada?
“Nolan é fã do formato de tela grande, que utilizou em Dunkirk, Interestelar, nos filmes do Cavaleiro das Trevas e em Tenet, além de ter feito uso extensivo em Oppenheimer. No entanto, filmar um longa-metragem inteiro com as notoriamente grandes, barulhentas e difíceis câmeras de filme IMAX (diferentemente das câmeras digitais IMAX, mais leves e silenciosas, usadas recentemente em filmes como Thunderbolts e no vindouro Superman) era inviável. Até agora…”, escreve Scott Roxborough para o THR.
“Nolan desafiou a empresa a aprimorar suas câmeras: torná-las mais leves e silenciosas, além de resolver problemas relacionados à digitalização e ao processamento do filme de 70 mm utilizado pelas câmeras, para que ele pudesse assistir facilmente durante as gravações”, é notado.
As câmeras IMAX, dessa forma, se tornaram 30% mais silenciosas e “substancialmente” mais leves, tornando longos dias de gravação com o equipamento mais práticos. Durante a gravação de “Odisseia”, as câmeras serão reservadas apenas a Nolan e, apenas após o fim das filmagens, serão disponibilizadas para locação.
“Chris [Nolan] me ligou e disse: ‘Se vocês conseguirem resolver os problemas, farei [Odisseia] 100% em IMAX.’ E é exatamente isso que estamos fazendo. Ele nos obrigou a repensar esse lado do nosso negócio”, disse o CEO da IMAX, Rich Gelfond.
Sobre “Odisséia”
“Odisseia” adaptará o poema épico secular escrito por Homero. Em suma, a trama narra a turbulenta volta de Odisseu, herói da guerra de Troia, para sua ilha natal após anos de conflito.
A produção segue o fenômeno Oppenheimer, blockbuster de Nolan, que acumulou quase um bilhão de dólares em bilheteria e venceu o total de sete Oscars, incluindo o de Melhor Filme.
Outrossim, com Tom Holland e Matt Damon, outros nomes confirmados em “Odisseia” são: Robert Pattinson, Zendaya, Anne Hathaway, Lupita Nyong’o, Charlize Theron, Jon Bernthal, Elliot Page e Mia Goth.
O filme deve ser lançado no dia 17 de julho de 2026.
Leia também: Jennifer Lawrence e Robert Pattinson protagonizam teaser de “Die My Love”