ONG capacita mulheres em ofícios de corte, costura e bordado

Uma ONG que nasceu há 21 anos voltada para mulheres e mães que são líderes de famílias. Essa é a Orientavida, fundada por Maria Celeste de Castro Chad em Potim, interior de São Paulo.

A cidade, que era um bairro rural de Guaratinguetá, foi emancipada em 1992, crescendo desordenadamente e deixando a população mais vulnerável, foi então que Maria Celeste criou a Orientavida.

Voltada para mulheres entre 25 e 59 anos de baixa escolaridade e pouca experiência profissional e que são líderes da família, a instituição desenvolve ações de assistência social, cultural e educativa em prol da comunidade e, em 1999, foi criado o projeto “Geração de Renda”, que tem como intuito capacitar, profissionalizar, inserir e manter as mulheres no mercado de trabalho por meio do artesanato.

{ galeria 1222 }

Em 2008, a Orientavida fez parte de um projeto juntamente com a Disney para a coleção da Alice no País das Maravilhas. “A designer Ana Strumpf foi convidada para fazer uma coleção para Disney e, antes mesmo de aceitar, procurou a diretora da ONG para saber se topava entrar neste desafio com ela. Ela criava e a ONG Orientavida produzia, aceitamos na hora e amamos!”, conta a fundadora.

Além disso, a instituição tem parcerias com as empresas de moda Les Lis Blanc e Daslu, que, segundo Maria Celeste, foi uma escola para a ONG.

Desde 2009, a Orientavida faz a Campanha Pense Rosa, que busca alertar as mulheres sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama e, que isso é possível através da realização do exame de mamografias. “Temos a patente no Brasil. E, junto a nós já se somam grandes parceiros como: Bauducco, Grendha, Linea”, relata.

Antes da pandemia, a ONG também contava com um trabalho no Presídio de Tremenbé, que foi suspenso no ano passado. O trabalho era feito com 120 pessoas, mas ainda não há perspectiva de volta.

Anualmente, cerca de 300 famílias são atendidas pela ONG, e já foram capacitadas mais de 1,150 mulheres em ofícios de corte, costura e bordado. Em 2019, a Orientavida se tornou a única organização social licenciada pela NBC Universal.

Leia mais: Mulheres no cinema: Conheça 6 filmes sobre histórias inspiradoras

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados