Ele tem mais de 100 filmes em sua coleção de atuações, em quase 46 anos nas telas. Seus longas, somados, já garantiram aos estúdios nada menos que 16 bilhões de dólares. Ainda, assim, poucos se lembram que a carreira de Samuel L. Jackson demorou mais de 20 anos para decolar.
O ator nascido em Washington D.C em 21 de dezembro de 1948 precisou esperar até 1994 para seus talentos serem reconhecidos em Pulp Fiction – Tempo de Violência, que o garantiram uma indicação ao Oscar e um prêmio BAFTA de melhor ator coadjuvante.
Confira uma seleção com alguns dos filmes mais bacanas de Samuel L. Jackson – atualmente em cartaz em Dupla Explosiva!
PULP FICTION – TEMPO DE VIOLÊNCIA (1994)
Na pele de Jules Winnfield, Samuel L. Jackson rouba a cena como o capataz de Marcellus Wallace. Em ação, ele brilha nas participações em que descreve o sabor do hambúrguer havaino Big Kahuna e claro: na passagem bíblica de Ezequiel 25, versículo 17, que precede a execução de uma de suas vítimas.
SHAFT (2000)
Mais uma atuação de gala de Sam Jackson, desta vez, como o investigador de polícia renegado John Shaft. O filme é um remake de 1971, estrelado por Richard Roundtree, que também faz ponta na nova versão como tio de Jackson. Melhor cena: Shaft mira com precisão uma bola de basquete no antagonista Peoples Hernandez (Jeffrey Wright), sujando sua camisa de “puro algodão egípcio” com comida chinesa.
CORPO FECHADO (2000)
Samuel L. Jackson mostra toda sua versatilidade como Elijah Price – um dono de loja de revistas em quadrinhos que sofre de grave doença nos ossos. Na trama dirigida por M. Night Shyamalan, ele é a antítese do personagem de Bruce Willis, que parece ter adquirido imortalidade após um acidente de trem de proporções épicas.
1408 (2007)
Na pele do sombrio gerente Gerald Olin, Samuel L. Jackson faz de tudo para convencer o personagem de John Cusack não se hospedar no quarto 1408, famoso por ter sido cenário de 56 mortes. Atuação mais do que convincente em seu primeiro trabalho em uma adaptação da obra de Stephen King.
CAPITÃO AMÉRICA: O SOLDADO INVERNAL (2014)
Ninguém melhor do que Jackson para incorporar o líder da agência de inteligência S.H.I.E.L.D. Em sua quarta atuação como Nicky Fury, o ator se supera, principalmente na cena em que é encurralado por um batalhão de policiais que disparam contra seu veículo