Em ano de Copa do Mundo, muitas coisas passam quase de forma despercebida… Mas isso não pode acontecer de forma alguma com os 90 anos de vida do gênio Burt Bacharach.
Para relembrar sua gloriosa trajetória musical, preparamos uma matéria especial, esperando que Burt não se incomode com o presente de aniversário atrasado…Burt: rumo aos 100 anos em ação!
O primeiro Oscar
Em 1969, Burt compôs com seu (não menos genial) parceiro, Hal David, o tema do longa Butch Cassidy, com Paul Newman e Robert Redford.
O single Raindrops Keep Fallin’ On My Head não só ganharia o Oscar no ano seguinte como emplacaria o primeiro lugar em diversos países na voz de B.J. Thomas. (Neste vídeo, você confere a música na voz do próprio Burt).
Sucesso com os Carpenters
Poucas vozes no pop foram tão doces como a de Karen Carpenter. Isso é confirmado no clássico da dupla Bacharach/Hal David (They Long to Be) Close To You – primeiro lugar em 1970.
Parceria com a primeira mulher
Ao lado da letrista Carole Bayer Sager (sua terceira mulher) e Peter Allen, Burt compôs Arthur’s Theme (Best that You Can Do) interpretada de forma perfeita por Christopher Cross. A faixa ganhou o Oscar e o Globo de Ouro como tema do longa Arthur, Um Milionário, de 1981.
Na voz de Dionne Warwick
Dione foi uma das cantoras que mais interpretou e gravou as músicas de Burt. Descoberta em 1962, quando cantava no grupo The Drifters, Warwick ficou marcada por hits como I Say a Little Prayer, Anyone Who Had a Heart, Walk on By e o mais recente That’s What Friends are For – single beneficente e vencedor de dois Grammy em 1986.
Com Elvis Costello
Em 1996, Burt e Costello formaram uma parceria inesperada para compor God Give Me Strenght para o drama indie A Voz do Meu Coração, com Matt Dillon e John Torturro. O trabalho ganharia corpo em 1998, com o álbum de inéditas Painted From Memory, com o single vencedor do Grammy no ano seguinte com I Still Have That Other Girl.
@lphaFM