Seja em momentos alegres ou tristes, a música sempre nos traz sensação de conforto e, nos estudos, isso não é diferente. Pesquisas mostram que as canções podem trazer diversos benefícios que auxiliam na concentração e no desempenho no momento em que estamos nos dedicando aos estudos. Confira seis vantagens de aliar a música aos estudos:
Ajuda na concentração
Uma pesquisa realizada na Universidade de Caen, na França, com alunos que estudavam matemática mostrou que, aqueles que escutaram música clássica durante os estudos tiveram um aumento de 12% na capacidade de concentração em comparação ao outro grupo, que realizou o teste sem música.
Auxilia no raciocínio
Música calmas são indicadas para a realização de tarefas que demandam concentração e raciocínio, como nos estudos, sendo assim, canções clássicas e instrumentais são indicadas para desempenhar atividades como essas.
A música “Für Elise”, de Beethoven, foi aplicada em um estudo, que submeteu um grupo de pessoas a realizar um teste de matemática escutando a canção. Os resultados apontaram que elas acertaram, em média, 12% a mais do que o outro grupo que executou a atividade em silêncio.
Estimula a criatividade
Uma pesquisa, realizada pela psicóloga Emma Gray, apontou que canções que têm de 50 a 80 batidas, são as mais indicadas para ajudar no processo de criação, pois permitem ao cérebro ter ideias originais e lembrar mais facilmente de dados e informações.
Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Sydney e da Universidade Radboud Nijmegen, realizaram um estudo no qual mostrou que, as pessoas que escutaram músicas positivas durante um teste, foram mais criativas do que o grupo que fez a atividade em silêncio.
Melhora o aprendizado
Uma pesquisa realizada pela revista científica PNAS com um grupo de estudantes, mostrou que os alunos que realizaram o teste escutando música tiveram o centro de recompensa do cérebro ativado, o que motivou o processo de aprendizagem.
Aumenta a produtividade
Um estudo realizado pela revista Neuroscience of Behavior and Physiology apontou que a música é capaz de aumentar a produtividade e o reconhecimento de números e imagens. Em atividades repetitivas, escutar sua canção preferida aumenta a performance e eficiência durante a execução de uma tarefa.
Diminui o estresse e ansiedade
De acordo com um estudo realizado pela Universidade McGill, quando escutamos nossa música preferida ou uma canção marcante, o nosso organismo libera a dopamina, trazendo consigo sensação de prazer e bem-estar. Assim, quando estamos estressados ou ansiosos, esse hormônio diminui a tensão e acalma.
Uma pesquisa realizada pela Mindlab, uma assessoria britânica especialista em neurociência para empresas, apontou que algumas músicas são capazes de reduzir em até 65% a ansiedade.