Os benefícios de andar descalço para a saúde dos pés

Seguir uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente, são algumas das atividades essenciais que ajudam a combater doenças, como as do coração, rins e fígado. Mas, você sabia que andar descalço também traz diversos benefícios para a saúde dos nossos pés? 

Segundo a médica ortopedista, especialista em Pé e Tornozelo, Tania Mann, os pés foram feitos para andar descalços, mas, ao longo dos anos, a sociedade criou os calçados como um dispositivo para proteção e para melhorar a performance. 

Contudo, o uso frequente dos calçados nem sempre é benéfico. De acordo com a especialista, andar descalço estimula e fortalece a musculatura intrínseca, que é responsável por potencializar e auxiliar os pés na hora de andar. “Se todo o tempo você anda com um dispositivo, no caso ténis, que não estimula e não solicita que esses músculos sejam acionados, eles acabam sendo menos fortalecidos e enfraquecidos com o tempo”, explica a médica. 

Os diferentes tipos de pisos interferem diretamente no fortalecimento das musculaturas dos pés, e, consequentemente, afetam o equilíbrio. Dra. Tania explica que, quanto mais firme e com menos irregularidades o piso for, como os de casa, menos ele vai exigir da estrutura. 

Já um piso menos firme, como a grama e a areia, que são mais fofos, os pés precisam muito mais da musculatura quanto do próprio equilíbrio. “Eu vou submetendo meus pés a situações de desequilíbrio para que ele perceba e toda essa musculatura reaja de forma adequada pra me entregar um bom resultado.”

A especialista explica que as crianças precisam desse tipo de estímulo para desenvolver a habilidade e a reação a esses diferentes tipos de pisos, para que elas tenham um melhor equilíbrio. “É muito melhor que você deixe seu filho descalço na grama, na praia, contanto que você entenda que não exista nenhum perigo no chão, o ideal é que ele use a musculatura dos pés para que ele desenvolva essas habilidades e tenha esses estímulos sensoriais”, recomenda a Dra. Tania. 

A médica destacou ainda que, andar descalço não causa gripes ou resfriados, uma das principais preocupações dos pais. A especialista explica que, por serem doenças causadas por vírus, andar descalço não é o principal causador das enfermidades. ”O fato de você se expor a um ambiente mais frio te deixa numa condição mais vulnerável para que você fique gripado, mas não que haja algum tipo de relação direta”, explicou a médica. 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados