Copa do Mundo: benefícios de jogar futebol duas vezes por semana

 

Em época de Copa do Mundo, todo mundo quer bater aquela bolinha nos campos perto de casa, mas você sabia que um estudo científico dinamarquês, publicado em 2018, exalta particularidades muito bem-vindas do esporte preferido dos brasileiros? Mas atenção, jogar uma vez por semana é muito pouco.

 

De acordo com a pesquisa, o futebol aprimora a capacidade cardiorrespiratória, os níveis de colesterol e pressão e a forma física dos praticantes amadores. Ao praticar 1 hora de futebol, duas vezes por semana, por pelo menos 3 meses gera impactos diretos no coração por exemplo, e redução de 8 mg/dl no colesterol ruim, o que ajuda a prevenir infartos. 

 

O futebol também é uma atividade que contribui para a coordenação motora. Trabalhando em conjunto com os músculos e permitindo que os praticantes do futebol realizem movimentos considerados técnicos, é uma atividade em que se é necessário ter bastante agilidade, com vários reflexos. Essa coordenação colabora para jogadas estratégicas e com velocidade, além de auxiliar em diversas outras atividades do cotidiano. O principal benefício é que a pessoa que pratica o futebol acaba criando habilidades de reflexo e equilíbrio e reduzindo riscos de quedas e fraturas.

 

Mas o esporte vai além da saúde física, ele também pode melhorar sua vida social, pois a coletividade proposta pelo esporte proporciona vários momentos de interação, além disso, o trabalho em equipe é essencial, dessa forma o futebol pode ser usado como ferramenta de inclusão social, beneficiando também a saúde mental. 

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados