Oscar 2024: filme “Os Rejeitados” é acusado de plágio

Filmes disputa cinco categorias no Oscar 2024.

A cerimônia do Oscar acontece neste domingo, dia 10 de março. Os ânimos, seja do público, crítico e dos próprios indicados, estão à flor da pele para o mundo finalmente conhecer as melhores produções e profissionais do universo cinematográfico.

E como se não bastasse tanta ansiedade, o filme “Os Rejeitados”, indicado na premiação e um dos favoritos para este ano, é acusado de plágio. De acordo com a revista Variety, o roteirista Simon Stephenson, que produziu as obras “Luca” (2021) e “As Aventuras de Paddington 2”, é o responsável pela acusação.

Ele afirma que o roteiro de “Os Rejeitados” é uma cópia de seu roteiro em “Frisco”, que, aliás, nunca chegou a ser produzido. “A evidência de que o roteiro de ‘Os Rejeitados’ é uma cópia linha por linha de ‘Frisco’ é genuinamente esmagadora — todos os que analisaram até o trecho mais curto quase que invariavelmente usaram a palavra ‘descarado'”, declarou ele em um e-mail enviado ao sindicato dos roteiristas de Hollywood em janeiro, ainda de acordo com a Variety.

David Hemingson, diretor de “Os Rejeitados”, teve acesso ao roteiro de “Frisco” entre 2013 e 2019. Ademais, Alexander Payne, cineasta, quase dirigiu “Frisco”, mas acabou negando a proposta. Tempo depois, Payne declarou, em entrevista, que contribuiu no roteiro de “Os Rejeitados”. Entretanto, ele também afirmou que a ideia da trama, na verdade, surgiu de um filme de 1935. A fala aconteceu durante um episódio do podcast “The Rough Cut”, em novembro de 2023.

Sobre as obras, “Os Rejeitados” retrata a história de um professor de internato que precisa cuidar de um adolescente de 15 anos. Já o filme “Frisco” se desenvolve a partir de um pediatra que também deve cuidar de um adolescente de 15 anos, segundo a Variety.

Oscar 2024

“Os Rejeitados” concorre em cinco categorias do Oscar, incluindo Melhor Roteiro Original. As outras nomeações são: Melhor Filme, Melhor Ator (Paul Giamatti), Melhor Atriz Coadjuvante (Da’Vine Joy Randolph) e Melhor Montagem.

O Oscar 2024 acontece neste domingo (10). A transmissão acontece pelo canal pago TNT e também pelo streaming Max (antigo HBO Max).

Leia também: Oscar 2024: “Anatomia de uma Queda” deixa espectador na beira da cadeira

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados