2024 já começou e a indústria cinematográfica já está sendo movimentada pelas principais premiações. O Globo de Ouro aconteceu neste domingo (7), o Emmy Awards será realizado na segunda-feira (15) e o Oscar anuncia ainda no mês de janeiro suas principais indicações. Já a cerimônia será no dia 10 de março.
Ainda que as indicações oficiais não tenham saído, muita gente especula quais produções, diretores e atores vão receber o destaque de serem nomeados. A revista Variety, por exemplo, sempre divulga meses antes 8 produções que podem ser indicadas ao Oscar, e até existem sites especializados em medir quais filmes tem a maior chance de aparecer na premiação.
Confira alguns dos possíveis indicados ao Oscar 2024
Oppenheimer
A mais nova empreitada do diretor renomado Christopher Nolan fala sobre o Projeto Manhattan e o criador da bomba atômica, o físico J. Robert Oppenheimer. Com o protagonismo de Cillian Murphy, o longa aborda as complexidades desta figura que marcou a história mundial. Com duas linhas do tempo diferentes, Nolan aborda a criação do projeto, e anos depois o julgamento que condenaria Oppenheimer pela invenção da bomba de hidrogênio, utilizada nos ataques a Hiroshima e Nagazaki. Esse seria um dos principais concorrentes, já que ganhou dois Globos de Ouro por Melhor Direção e Melhor Ator em Filme de Drama.
Pobres Criaturas
Por conta de “Pobres Criaturas”, Emma Stone o Globo de Ouro na categoria “Melhor Atriz de Comédia”. A história conta a história de Bella Baxter (Emma Stone), uma jovem inglesa da era vitoriana que é trazida de volta a vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe) por meio de um experimento científico. O longa mostra Bella descobrindo a vida, já que quando faleceu a jovem era apenas uma garotinha.
Assassino da Lua das Flores
Outra produção de um gigante da indústria: Martin Scorcese. “Assassino da Lua das Flores” conta a história real da luta de uma tribo indígena no interior dos Estados Unidos. O grupo briga por permanecer na sua terra, apesar da corrida pelo petróleo ameaça a existência deles. O longa foi baseado em um livro-reportagem de mesmo nome que conta toda esta história. Com mais de três horas de duração, Lily Gladstone ganhou o seu primeiro Globo de Ouro pelo papel de Mollie Burkhart.
Barbie
Com a maior bilheteria de 2023, “Barbie” foi um lançamento muito aguardado. Com a direção de Greta Gerwig e produção de Margot Robbie, o longa traz as telonas o universo de uma das bonecas mais icônicas. No entanto, o filme discute sobre feminismo, relacionamentos e maternidade. Até a trilha sonora marcou com a canção “What I Was Made For” de Billie Eilish. Além disso, a expectativa para este filme estava alta até o Globo de Ouro, que concedeu a categoria de “Melhor Bilheteria”.
Leia também: Emmy 2023: confira os indicados deste ano