Como são escolhidos os indicados ao Oscar? Quem vota para a premiação? Quais são as regras?
As perguntas quando se trata do Oscar são muitas. Afinal, um prêmio desta magnitude tende a chamar a atenção do mundo inteiro e, subsequentemente, atrair a curiosidade do público. A votação para a premiação é composta por diversas regras e a Alpha FM te explica como funciona o processo para indicar um filme ao Oscar! Confira.
Quais filmes são elegíveis?
Primordialmente, para um filme ser elegível para participar do Oscar, ele deve seguir algumas regras.
Uma delas é: o filme precisa passar no cinema em Los Angeles por no mínimo 7 dias para o público geral. Assim, filmes lançados apenas nos serviços de streaming não são considerados.
Ainda mais, um longa-metragem deve ter mais de 40 minutos de duração para receber uma indicação e deve ter estreado, não necessariamente ao público geral, mas ao menos em festivais de cinema (Cannes, Veneza, Berlim…), no ano anterior ao Oscar em questão (então, para o filme ser indicado no Oscar de 2025, ele deve ter estreado em 2024).
Quem vota para os indicados?
Quem escolhe os filmes que vão para o Oscar é a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, composta por mais de 10 mil cineastas e artistas dos mais diversos predicamentos. No entanto, cada um desses membros faz parte de uma categoria de atuação profissional, estas são:
- Atores
- Animadores
- Representantes
- Diretores de elenco
- Cinematógrafos
- Figurinistas
- Diretores
- Documentaristas
- Executivos
- Editores
- Cabeleireiros e maquiadores
- Marketing e PR
- Músicos
- Produtores
- Produção e tecnologia
- Designers de produção
- Curta-metragens
- Engenheiros de som
- Efeitos visuais
- Escritores e roteiristas
Dessa forma, os membros de cada uma destas categorias votam para aqueles condizentes com seu grupo (atores votam para a indicação de outros atores; diretores votam para a indicação de outros diretores, etc.).
No entanto, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro, todos os membros podem votar.
Como funciona?
Como é de se imaginar, são centenas de filmes elegíveis ao prêmio.
Então, os membros da academia são obrigados a assistir a todos? A resposta é não, e é aí que entra um dilema. Para os filmes chamarem a atenção da Academia, os estúdios cinematográficos promovem grandes campanhas, com eventos, premieres, capas de revistas, grandes banners, entre outros… Desse modo, os estúdios com mais dinheiro e que, desse modo, conseguem chamar mais atenção são, naturalmente, mais reconhecidos.
Na hora de calcular os votos, depositados online na plataforma da Academia, uma empresa terceirizada, a PricewaterhouseCoopers, utiliza de seu método interno para a contagem.
Os indicados são revelados ao público em uma cerimônia ao vivo; a deste ano acontece dia 23 de janeiro.
Por conseguinte, na hora de escolher os vencedores, cada um dos membros vota em todas as categorias. Na categoria de Melhor Filme, o vencedor é escolhido pelo método preferencial e podem ocorrer diversas rodadas de votação para chegar à conclusão do condecorado final.
Leia também: Fernanda Torres e Demi Moore são apostas para o Oscar 2025, segundo New York Post