Oscar 2025: o ranking dos indicados a Melhor Filme, segundo crítica especializada

O Oscar 2025 está chegando! Aliás, estamos a pouco menos de um mês da maior premiação do cinema. No entanto, a categoria de Melhor Filme ainda não tem um claro favorito. A Variety, por exemplo, diz que a disputa está entre seis longas: “Anora”, “Conclave”, “Emilia Pérez”, “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido” e “Wicked”. Mas qual filme a crítica especializada mais gosta? 

O Rotten Tomatoes é um site que calcula centenas de avaliações feitas pela crítica especializada em relação a algum projeto audiovisual específico. A classificação é dada como “tomate podre” caso menos de 60% sejam positivas e “tomate fresco”, caso sejam positivas.

Assim, o site reuniu um ranking dos filmes indicados à principal categoria do Oscar, colocando-os em ordem para qual tem maior aprovação da crítica. E já dando um spoiler, esta lista deve alegrar nós brasileiros, torcendo para “Ainda Estou Aqui” na premiação. Confira! 

  1. “Emilia Pérez” com 73% de aprovação 

  1. “Um Completo Desconhecido” com 80% de aprovação 

  1. “Wicked” com 88% de aprovação 

  1. “A Substância” com 89% de aprovação 

  1. “Nickel Boys” com 90% de aprovação

  1. “Duna: Parte 2” com 92% de aprovação 

  1. “O Brutalista” com 93% de aprovação*

  1. “Conclave” com 93% de aprovação*

  1. “Anora” com 93% de aprovação* 

  1. “Ainda Estou Aqui” com 96% de aprovação 

*Em caso de empates, o filme com a maior quantidade de publicações da crítica fica na frente.

Sobre “Ainda Estou Aqui”

A película é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Em síntese, o autor discorre, em quase 300 páginas, suas memórias, primordialmente em relação à sua mãe, Eunice Paiva.

A protagonista da história, Eunice, foi personagem importante na luta da democracia no período da Ditadura Militar brasileira. Isto porque, em 1971, seu marido, Rubens Paiva, foi assassinado por forças militares.

No filme, Fernanda Torres vive a matriarca da família Paiva, e dessa forma traz à luz a sua luta por justiça após a perda do marido, como advogada e mãe de cinco filhos. Analogamente, Fernanda Montenegro, mãe de Torres, faz aparição como Paiva já na velhice, diagnosticada com Alzheimer.

Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama por seu desempenho como Eunice. A atriz também concorre ao Oscar de Melhor Atriz. Ressalta-se também que o filme fez história ao se tornar o primeiro longa brasileiro a ser indicado na categoria de Melhor Filme na premiação.

Ainda Estou Aqui” está disponível em cinemas de todo o Brasil.

Leia também: Jurassic World: Recomeço ganha primeiro trailer. Assista!

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados