Após uma temporada de premiações cheia de reviravoltas, o Oscar finalmente está chegando! A cerimônia da maior honraria do cinema será realizada neste domingo (02), e o Brasil concorre em três categorias com “Ainda Estou Aqui”: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Torres).
Com todos os brasileiros na torcida e as expectativas lá em cima, descubra em quem e em quais produções a crítica especializada aposta suas fichas para sair vencedor na edição deste ano!
Melhor Filme
Primordialmente, para a mais importante categoria da noite, a de Melhor Filme, existe um claro favorito: “Anora”. O longa de Sean Baker é apontado como o mais provável vencedor pelos especialistas do Gold Derby, Variety e The New York Times.
Esse favoritismo se deve aos prêmios DGA e PGA, condecorações dos sindicatos dos diretores e produtores, respectivamente, que indicam uma preferência dentro da Academia. Por conseguinte, a segunda opção, para todos esses veículos, seria “Conclave”, de Edward Berger.
Melhor Diretor
Similarmente, o consenso para o provável vencedor de Melhor Direção é Sean Baker, responsável por “Anora”. O cineasta foi laureado este ano pelo sindicato de diretores. No entanto, quem ameaça a vitória de Baker, segundo os mesmos veículos, é Brady Corbet, por “O Brutalista”.
Melhor Ator
Por conseguinte, quem deve vencer neste domingo é Adrien Brody, por seu desempenho em “O Brutalista”. No entanto, não existe um claro consenso sobre quem pode desafiar essa vitória, ao passo que a Variety aposta em Ralph Fiennes (“Conclave”), enquanto os especialistas do Gold Derby e do The New York Times apontam Timothée Chalamet (“Um Completo Desconhecido”).
Melhor Atriz
Na categoria de Melhor Atriz, uma das mais esperadas da noite por contar com Fernanda Torres na disputa, também não há concordância. A Variety aposta em Demi Moore, que vem chamando a atenção na temporada de premiações, mas afirma que quem deveria levar o prêmio é Torres. Analogamente, os críticos do Gold Derby concordam com a vitória de Moore, colocando Mikey Madison (“Anora”) em segundo lugar na corrida.
Para a alegria de nós, brasileiros, contudo, o The New York Times afirma: Fernanda Torres deve ganhar o Oscar de Melhor Atriz. “Torres, que estrela o filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’, vale a pena ser a última concorrente que as pessoas assistem. Ela está recebendo muitos votos dos membros da Academia que agora estão se atualizando. Com a batalha tão próxima entre Moore e Madison, pergunto-me se os eleitores não ficarão tentados a escolher Torres como uma alternativa de um terceiro partido. Ainda assim, qualquer uma dessas mulheres pode vencer”, escreve Kyle Buchanan para o NYT.
Melhor Filme Internacional
Por fim, o consenso em relação ao Melhor Filme Internacional favorece o Brasil! Todos os veículos colocam “Ainda Estou Aqui” como o provável vencedor da categoria, superando “Emilia Pérez”, que era o favorito nesse predicamento antes do surgimento das controvérsias envolvendo o longa de Jacques Audiard.
“Era uma vez ‘Emilia Pérez’, que tinha esta categoria totalmente sua. Mas, com esse filme em suspense, é ‘Ainda Estou Aqui’ que está ganhando popularidade tardiamente entre os eleitores”, ressalva Buchanan para o The New York Times.