Nesta quinta-feira (22), a Academia revelou os indicados à 98ª edição do Oscar. Timothée Chalamet foi nomeado na categoria de Melhor Ator por sua atuação em “Marty Supreme”. Antes disso, ele já havia sido indicado duas vezes no mesmo prêmio, por “Um Completo Desconhecido” e “Me Chame Pelo Seu Nome”.
Com a nova indicação, Chalamet se torna o ator mais jovem a alcançar três nomeações a Melhor Ator desde Marlon Brando, lembrado por “Uma Rua Chamada Pecado” (1952), “Viva Zapata!” (1953) e “Júlio César” (1953) na premiação. Na época, Brando tinha 29 anos quando os indicados ao Oscar de 1954 foram anunciados, em 15 de fevereiro de 1954 — pouco antes de completar 30, em abril.
Chalamet ainda soma outro marco em 2026: além de concorrer como intérprete, ele também está na disputa de Melhor Filme como um dos produtores de “Marty Supreme”. Assim, torna-se o ator mais jovem a conquistar uma dupla indicação no mesmo ano, superando Warren Beatty, que tinha 30 anos e 10 meses quando conseguiu o mesmo feito em fevereiro de 1968, com “Bonnie and Clyde”, segundo a Deadline.
Sobre “Marty Supreme”
No filme, Timothée Chalamet interpreta o mesa-tenista Marty Mauser, personagem baseado em Marty Reisman, multicampeão da categoria. A trama, ambientada nos anos 50, segue o jovem atleta com o sonho de se tornar campeão em sua categoria, e que fará de tudo para alcançá-lo com grandeza.
Além de Chalamet, o elenco conta com Gwyneth Paltrow – vencedora do Oscar de Melhor Atriz por “Shakespeare Apaixonado” –, Odessa A’zion, Kevin O’Leary, Tyler Okonma – também conhecido como Tyler, The Creator –, Abel Ferrara e Fran Drescher.
“Marty Supreme” tem roteiro assinado por Safdie e Ronald Bronstein, que também coescreveu “Jóias Brutas”. Segundo o jornalista Andreas Wiseman, a produção tem o maior orçamento da história da A24, custando o total de 70 milhões de dólares.


