A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta quarta-feira (10), a criação de uma nova categoria competitiva no Oscar: Melhor Dublê. A novidade estreia na centésima edição da premiação, que reconhecerá os filmes lançados em 2027.
A iniciativa foi liderada pelo diretor e produtor David Leitch — conhecido por títulos como “The Fall Guy”, “Trem-Bala” e “Deadpool 2″ —, que iniciou sua carreira como dublê e coordenador de ação. Ao lado de profissionais como Chris O’Hara, do coletivo Stunts Unlimited, Leitch apresentou diversas propostas à Academia até conquistar o apoio do Conselho de Governadores da organização.
“Desde os primórdios do cinema, o design de cenas de ação tem sido parte essencial da linguagem cinematográfica”, afirmaram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente Janet Yang, em comunicado oficial.
“Estamos orgulhosos em homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos, e parabenizamos sua dedicação para alcançar este marco histórico”, foi adicionado.
As regras de elegibilidade e votação para a nova categoria serão anunciadas em 2027, juntamente com o regulamento completo da 100ª edição do Oscar. Os detalhes sobre a apresentação do prêmio ainda serão definidos pelo Conselho de Governadores e pela liderança executiva da Academia.
Atualmente, mais de 100 profissionais de ação fazem parte do ramo de Produção e Tecnologia da Academia. A última categoria criada antes desta foi a de Melhor Direção de Elenco, oficializada em 2024 e com estreia marcada para a 98ª edição do Oscar, que premiará os filmes lançados em 2025.
Leia também: Adolescência: outras produções para se aprofundar nos tópicos abordados na série


