Oscar: quais são os atores com mais estatuetas na história da Academia?

Organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o Oscar é a mais aguardada do ano no universo do cinema, reconhecendo as maiores conquistas da indústria mundial. A premiação é amplamente conhecida como o prêmio mais prestigiado e cobiçado pelos cineastas e artistas de todo o mundo.

E, por mais que o prêmio pareça inalcançável para a maior parte da indústria, alguns sortudos não só tiveram a chance de levar um Oscar para casa — como repetiram o feito mais de uma vez. Com isso, confira quais são os atores com mais estatuetas na história da Academia.

Quais são os atores mais premiados pelo Oscar?

A maior vencedora do Oscar é ninguém mais, ninguém menos que Katharine Hepburn, tendo vencido quatro estatuetas de 12 indicações. Hepburn foi premiada como Melhor Atriz pelos filmes “Manhã de Glória”​ (1933), “Adivinhe Quem Vem para Jantar”​ (1967), “O Leão no Inverno”​ (1968) e “Num Lago Dourado”​ (1981).

E a disputa segue forte: seis nomes aparecem logo depois, com três vitórias cada. 

Meryl Streep venceu como Melhor Atriz Coadjuvante por “Kramer vs. Kramer” (1979) e levou mais dois prêmios de Melhor Atriz, por “A Escolha de Sofia” (1982) e “A Dama de Ferro” (2011).

Outro nome que soma três Oscars é Jack Nicholson, premiado como Melhor Ator por “Um Estranho no Ninho” (1975) e “Melhor É Impossível” (1997), além de ter vencido como Melhor Ator Coadjuvante em “Laços de Ternura” (1983).

Ingrid Bergman conquistou a Academia duas vezes como Melhor Atriz, por “À Meia-Luz” (1944) e “Anastacia, a Princesa Esquecida” (1956), e completou a coleção com o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por “Assassinato no Expresso do Oriente” (1974).

Entre os recordistas, Daniel Day-Lewis é o único a vencer três vezes na categoria de Melhor Ator, com “Meu Pé Esquerdo” (1989), “Sangue Negro” (2007) e “Lincoln” (2012).

E Frances McDormand também entrou para a história como a única a ganhar três vezes como Melhor Atriz, levando o prêmio por “Fargo” (1996), “Três Anúncios Para Um Crime” (2017) e “Nomadland” (2020).

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados