A Fazenda do Chocolate é o passeio ideal para quem quer aproveitar o dia em família em meio à natureza. Localizada em Itu, na Estrada dos Romeiros (SP-312), km 90, a cenografia e a ambientação leva o visitante direto para um pedaço de vida caipira. Aliás, aborda uma viagem histórica pelos tempos de Brasil Colônia em meio a arquitetura preservada, com casarões e uma capela de 1719.
Assim, as atrações agradam diferentes faixas etárias. Entre lago, playground, orquidário, adega na antiga senzala, a Fazenda também conta com um restaurante de comida caipira servida no fogão à lenha, além de uma loja de chocolates de fabricação própria. Os sabores do doce variam de versões com frutas e combinações regionais.
Ver essa foto no Instagram
Desta forma, o espaço combina história, gastronomia, contato com a natureza e atividades educativas. A propriedade tem origem no século XVII, quando, na época, funcionava como a antiga Fazenda da Serra. O casarão histórico e a capela de 1719, tombada pelo patrimônio histórico, preservam parte importante do ciclo do café e da cultura colonial paulista.
Além disso, há passeios de trenzinho e charrete. O trajeto proporciona às famílias um contato direto com a natureza, passando pela mini-fazenda com coelhos, pavões, galinhas e cavalos. Para quem curte outro estilo, a Fazenda do Chocolate também oferece visitas guiadas ao casarão e ao museu. Ainda, aos finais de semana, há a venda de artesanato indígena.
A Fazenda do Chocolate funciona todos os dias, das 8h45 às 17h30. Já o restaurante abre somente aos finais de semana e feriados, das 12h às 15h, nos meses de janeiro e julho, o funcionamento é de quarta a domingo.
Serviço:
- Endereço: Estrada dos Romeiros (SP-312), km 90, Itu/SP
- Funcionamento: Todos os dias, das 8h45 às 17h30
- Contato: [email protected]
Leia também: Diversão e conhecimento se encontram no Museu da Imaginação


