A partir do dia 03 até 16 de junho, o Petra Belas Artes À La Carte vai transmitir o festival de cinema Espanhol, intitulado “Volta ao Mundo: Espanha”. O evento conta com uma programação de 12 longas que vão desde grandes clássicos a cults modernos e inéditos nos cinemas brasileiros, além de premiadas coproduções com outros países.
A Espanha, é dona de uma das mais ricas cinematografias do mundo, com grandes diretores, atores e atrizes, há décadas vem encantando plateias internacionalmente, desde os primeiros sucessos, nos anos 50.
Alguns dos destaques do streaming ficam com “Bem-vindo Senhor Marshall", eleito o quinto melhor filme espanhol por profissionais do cinema e pela crítica especializada, em 1996, no centenário do cinema espanhol. E o longa “Cría Cuervos", que foi vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes e indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
Trazendo um pouco desta linda trajetória do cinema espanhol, o festival “Volta ao Mundo: Espanha” reuniu várias produções que são verdadeiras obras-primas. Confira:
“Bem-vindo Senhor Marshall” (1953), de Luis García Berlanga;
“Viridiana” (1961), de Luis Buñuel;
“O Espírito da Colmeia” (1973), de Víctor Erice;
“Cría Cuervos” (1976), de Carlos Saura;
“Vacas” (1992), de Julio Medem;
“A Língua das Mariposas” (1999), de José Luis Cuerda;
“Joana, a Louca” (2001), de Vicente Aranda;
“Pelos Meus Olhos” (2003), de Icíar Bollaín;
“O Segredo dos Seus Olhos” (2009), de Juan José Campanella;
“Viver é Fácil com os Olhos Fechados” (2013), de David Trueba;
“Maria (e os outros)” (2016), de Nely Reguera;
“Saura(s)” (2017), de Félix Viscarret.