Presente de Dia das Mães: livros para viajar pela história da música brasileira

O Dia das Mães está chegando, e a Alpha FM vai te ajudar a escolher um presente para o próximo dia 12 de maio. Este artigo é para as mamães leitoras que vivem sintonizadas com a gente e gostam de saber mais sobre música.

Diariamente, nossas locutoras fornecem variadas informações sobre as faixas que entram no ar. O artista, a data de lançamento, o alcance, os prêmios, etc. Além das canções, dos cantores e compositores, existem os contextos históricos, sociais e culturais.

Por isso, selecionamos alguns livros que aprofundam nas raízes de movimentos musicais e álbuns consagrados da história brasileira para dar de presente. A opção pelo cenário nacional ocorre pela complexidade de se abordar o tema em perspectiva mundial. Mas, evidentemente, o que acontece lá fora tem reflexos aqui dentro e não fica de fora.

Aliás, aproveito para lembrar que, nesta semana, fizemos indicações de 10 biografias, incluindo uma autobiografia, de conhecidos artistas do país. Na lista, estão nomes do calibre de Tom Jobim, Elis Regina, Tim Maia e Rita Lee.

Oito opções de livros para dar de presente

Chega de saudade: A história e as histórias da Bossa Nova (1990)

O escritor e jornalista Ruy Castro reconstitui a vida boêmia e cultural do Rio de Janeiro dos tempos da Bossa Nova, contando a história de vários de seus personagens, tais como João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Newton Mendonça, Nara Leão e Carlos Lyra.

Dica de livro para o Dia das Mães - Chega de saudade: A história e as histórias da Bossa Nova (1990)

Tropicália: a história de uma revolução musical (1997)

O jornalista e crítico musical Carlos Calado conta a trajetória do movimento capitaneado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, mas também de Rita Lee e Gal Costa, que mudou a “MPB”, trazendo um retrato da cultura pop brasileira nos anos de 1967 e 1968.

Dica de livro para o Dia das Mães - Tropicália: a história de uma revolução musical (1997)

A era dos festivais: uma Parábola (2003)

O jornalista e crítico musical Zuza Homem de Mello retrata os bastidores dos principais festivais de música. Os eventos televisionados, nos princípios da TV no Brasil, revelaram os maiores nomes da “MPB”, como Elis Regina, Chico Buarque, Gil e Caetano.

Dica de livro para o Dia das Mães -A era dos festivais: uma Parábola (2003)

Coleção Discos da Música Brasileira: História e Bastidores de Álbuns Antológicos

A coletânea lançada pelo edições Sesc se aprofunda em cinco grandes álbuns. “Da Lama ao Caos – Que som é esse que vem de Pernambuco” (2019), escrito por José Teles; “Acabou Chorare – O rock’n’roll encontra a batida de João Gilberto” (2020), de Márcio Gaspar; “África Brasil: um dia Jorge Ben voou para toda a gente ver” (2020), de Kamille Viola; “O canto da cidade: Da matriz afro-baiana à axé music de Daniela Mercury” (2021), de Luciano Matos; “Refazenda: O interior floresce na abertura da fase ‘Re’ de Gilberto Gil” (2023), de Chris Fuscaldo.

Dica de livro para o Dia das Mães - Coleção Discos da Música Brasileira: História e Bastidores de Álbuns Antológicos

Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura

Aliás! O Grande Encontro: 16 músicas que não podem faltar no show em SP

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados