O Procon-SP registrou 1.500 reclamações de consumidores na Black Friday. O indicador representa alta de pelo menos 73% na comparação com o ano passado. Os dados referentes à Cyber Monday ainda não foram completamente computados, o que pode levar a um acréscimo ainda maior no número de queixas.
A entidade notificou o Mercado Livre e Magazine Luiza pelo alto volume de reclamações registradas por consumidores durante as compras presenciais ou online durante a Black Friday de 2023. Por conta disso, as empresas deverão prestar esclarecimentos sobre o uso de cupons de desconto durante a promoção, incluindo aplicação, quantidade, valores e forma de uso.
A maioria é relacionada à demora ou não entrega dos produtos, com um total de 476 reclamações, equivalente a 30% das queixas. Outros problemas estão relacionados à mudança de preços (221); pedido cancelado após a finalização da compra, descontos que não correspondiam com a realidade (193); e produto/serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado (135).
Black Friday: Fiscalização do comércio de rua
No comércio de rua, o Procon-SP constatou que 163 locais, dos 331 visitados, realizaram práticas em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor. Essas práticas estão relacionadas a problemas na informação dos preços dos produtos, como: ausência do preço à vista ou informação do preço sem clareza e precisão; e divulgação apenas do valor de parcelas, sem informar o preço total nem a taxa de juros.
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