Qual será o destino do Museu do Ipiranga?

Nesta sexta-feira, 7 de setembro, o Brasil celebra 196 anos de independência. A data deveria ser uma das mais festivas. Porém, a catástrofe que envolveu o incêndio no Palácio Imperial (ou Museu Nacional) foi um sinal de alerta. Qual será o destino do Museu do Ipiranga, símbolo da nossa independência?

Fechamento

Há exato um ano, a Folha de S. Paulo relembrava que o Museu do Ipiranga fechou as portas em 2013, por causa do risco de desabamento de seu forro. Três meses depois, a USP (responsável pelo Museu Paulista, seu nome oficial) anunciou que a Hereñu + Ferroni Arquiteto Ltd foi a vencedora do concurso público para restaurar o prédio.

Prazos

No dia da confirmação, a universidade apontou que a empresa teria um ano para elaboração do projeto executivo, com licitações para as obras de modernização marcadas para janeiro de 2019. A conclusão ficou para 2022 – ano do Bicentenário da Independência.

Acervo

Fundado em 1895, o Museu do Ipiranga conta hoje com mais de 450 mil itens – grande parte, transferida para outra unidade enquanto a obra (orçada em R$ 100 milhões) não é concluída. Localizado no Parque da Independência, a região se destaca por outros pontos históricos nacionais, como a Casa do Grito e o Monumento à Independência.

@lphaFM

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados