Quantas xícaras de café você pode tomar por dia?

O café é uma bebida extraída a partir dos grãos do cafeeiro que, após o amadurecimento do fruto, são colhidos e beneficiados para serem limpos retirando a casca.Nesta bebida encontramos muitos benefícios, fora o sabor agradável que pode ser apreciado com ou sem açúcar dependendo do paladar.

Alguns dos principais benefícios são:

– Promove a aceleração do metabolismo devido a presença da cafeína, teobromina, ácido clorogênico e a teofilina substâncias responsável pelo aumento da produção de adrenalina, quebrando as células de gordura, que são liberados como ácidos graxos livres no sangue, melhorando a performance nas atividades;

– Também ajuda na digestão pelos polifenóis e a cafeína, estimulando os movimentos do tubo digestivo e aumentando a produção do hormônio gástrico ativando o cólon (parte do intestino grosso) ajudando no funcionamento do intestino;

– A cafeína contribui no alívio das dores de cabeça (Cefaléia) devido às suas propriedades vasoconstritoras.

– Diminuindo o risco de depressão devido a presença da cafeína no sistema nervoso o consumo aumenta a produção dos neurotransmissores cerebrais como a noradrenalina, dopamina e serotonina que são hormônios responsáveis pelo bem estar.

– Possui efeito anti-inflamatório devido a presença do ácido clorogênico que é um antioxidante e combate os radicais livres que levam a inflamação e ao envelhecimento.

– No café encontramos cafeína, ácido clorogênico, ácido cafeico e Kahweol que são antioxidantes protetores das células que podem ser danificadas pelos radicais livres o que resulta em alguns tipos de câncer e também promovendo a saúde das artérias beneficiando a circulação sanguínea, prevenindo o infarto, hipertensão e AVC.

Mas devemos ter moderação no consumo diário do café, podendo ingerir de 300 a 400 miligramas de cafeína, o que equivale a 04 xícaras de café coado ou 03 xícaras de café expresso. Para as crianças não podemos ultrapassar os 100 miligramas de cafeína que equivalem a 01 xícara de café coado.

Para o preparo do café no ponto devemos utilizar 01 litro de água abrindo fervura para 100 gramas do pó de café (05 á 06 colheres do pó).

Salientando que a falta do café para pessoas que o têm como hábito, pode causar alguns sintomas da abstinência, sendo eles: fadiga, sonolência, cefaléia, tonturas, náuseas e vômitos.

O consumo excessivo também pode causar dependência da cafeína, apresentando sinais físicos (tremores) e psicológicos.A cafeína e outras substâncias presentes no café podem causar irritação ao estômago intensificando as dores e acentuando os sintomas de refluxo gastroesofágico.

A alta ingestão pode levar ao aumento da frequência cardíaca aumentando as chances de fibrilação cardíaca, além de desencadear em uma insuficiência renal e outras patologias graves. O excesso ainda pode causar prejuízos ao sono, pois é uma bebida estimulante, ou seja, dificulta a atividade cerebral de indução do sono.

Então precisamos estar atentos a quantidade de consumo do café e de todas as bebidas que contenham cafeína, pois na quantidade adequada pode trazer benefícios à saúde, mas o seu excesso pode causar danos bem sérios.

Por Viviane Gomes, nutricionista, em parceria com o Saúde Minuto.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados