Quem deve ser premiado no Festival de Cannes? Conheça previsões de especialistas

A 78ª edição do Festival de Cannes está chegando ao fim, com a distribuição dos prêmios do júri acontecendo neste sábado (24). As condecorações incluem a tradicional Palma de Ouro, uma das principais honrarias da indústria cinematográfica.

O Brasil, neste ano, é representado por “O Agente Secreto”, novo filme de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido e Gabriel Leone. Após sua exibição na mostra, o longa foi ovacionado por 13 minutos. A produção concorre a todas as distinções da competição.

Dessa forma, diversos veículos internacionais – selecionamos textos da Variety, Vanity Fair e The Guardian – já fazem suas apostas sobre quem deve sair vitorioso nesta edição de Cannes. Confira as principais categorias:

Palma de Ouro

Para a honraria máxima, a Palma de Ouro, ou Palme d’Or, The Guardian aposta no Brasil e afirma que o troféu deve ser concedido a “O Agente Secreto”. Já a Vanity Fair, embora considere que o longa de Mendonça Filho possa conquistar o título, aposta em “Sentimental Value”, do francês Joachim Trier, com a Variety corroborando essa previsão e não incluindo o filme brasileiro entre os favoritos.

Melhor Diretor

Na categoria de Melhor Diretor, a Vanity Fair não indicou nenhum favorito específico. The Guardian coloca Carla Simón, com “Romería”, em primeiro lugar, enquanto a Variety aponta Richard Linklater, por “Nouvelle Vague”, como o mais cotado.

Melhor Atriz

A premiação na categoria feminina apresenta um consenso entre a Vanity Fair e a Variety. Ambas apostam que o troféu irá para a vencedora do Oscar Jennifer Lawrence, por sua atuação em “Die, My Love”, o que marcaria o início de uma campanha para a próxima edição da premiação. The Guardian, por sua vez, destaca a japonesa Yui Suzuki, por “Renoir”, como a principal concorrente.

Melhor Ator

Para os intérpretes masculinos, cada publicação aposta em um nome distinto: a Vanity Fair indica Wagner Moura, representando o Brasil; a Variety elege Paul Mescal, por “The History Of Sound”; e The Guardian acredita que Josh O’Connor, em destaque por “The Mastermind”, deve levar o prêmio.

Prêmio do Júri

Por fim, na categoria Prêmio do Júri, o iraniano “It Was Just an Accident” recebe o apoio do jornal britânico The Guardian, enquanto “Eddigton”, longa de Ari Aster com elenco estelar, é a aposta da Variety.

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