Desde sua origem, em 2001, as adaptações de “Harry Potter” para as telonas se tornaram um marco cinematográfico. Isto é, o reflexo da magia das páginas transportado para o audiovisual impactou públicos das mais diversas gerações.
No entanto, o universo encantador do Mundo Mágico não é limitado a cervejas amanteigadas e sapos de chocolate. Afinal, são muitas as adversidades enfrentadas pelos personagens da saga, a maioria delas, causadas por uma série de antagonistas não tão benquistos assim.
E sim, no universo de “Harry Potter” são diversos os vilões, que permeiam os oito filmes – e sete – livros, claro. Com isso, o veículo Collider, notável dentre o meio do entretenimento internacional, fez um ranking com os vilões mais cruéis da franquia. Confira:
10. Draco Malfoy
Primordialmente, em décimo lugar está Draco Malfoy. E sim, por mais que o personagem tenha marcado a série com sua presença obscena, ele pouco foi uma ameaça a Harry.
Afinal, o menino desde sempre teve influência de seus entes realmente cruéis, como seu pai Lúcio e a tia Bellatrix. Contudo, em diversos momentos ele se mostra uma figura, ao menos, complacente. Por conseguinte, na cena final de “Relíquias da Morte Parte 2”, insinua-se que o personagem foi retificado e teve um arco de redenção.
9. Os Dursleys
Em seguida, a família Dursley se encontra em nono lugar. Por mais que Válter, Petúnia e Duda tenham sido maldosos e, principalmente, abusivos, a sua verdadeira capacidade de causar dano no Mundo Mágico era quase nula, não é mesmo?
Dessa forma, os três são insignificantes em um contexto de verdadeiras ameaças que os protagonistas enfrentam.
8. Gilderoy Lockhart
Já para o veículo Collider, Gilderoy Lockhart é o oitavo vilão mais vil da saga. Isto porque, por mais que sua incompetência o prejudica, ele, de fato, teve uma série de discrepâncias que mostram sua profunda apatia para com os outros.
Então, além de ser um alívio cômico para o segundo filme/livro da franquia, suas ações, como tentar apagar a memória de Rony e Harry, – após fazer isso com diversos outros bruxos e bruxas para roubar seus feitos e conquistas –mostram sua falta de integridade.
7. Lúcio Malfoy
A partir daqui, a lista se torna mais temerária. Em sétimo lugar está Lúcio Malfoy, um dos comensais da morte do mais alto escalão. Assim, relembramos quando o personagem tentou matar Harry Potter quando tinha apenas 12 anos, em “Câmara Secreta”, além de diversas outras movimentações tirânicas.
No entanto, a Collider escreve: “[Malfoy] se prova um covarde que seguiu Voldemort não por verdadeira lealdade, mas sim pela sede de poder.”. E assim é resumida, perfeitamente, sua trajetória na franquia.
6. Quirinus Quirrell
Outrossim, um vilão que, por muitas vezes esquecido, mas verdadeiramente coercitivo é o Professor Quirrell.
Nesse sentido, por mais que faça uma aparição apenas no primeiro longa, onde encontra seu fatídico destino, o mesmo acolheu Voldemort – ou então, Aquele-Que-Não-Pode-Ser-Nomeado – no próprio corpo, dando vazão para a morte de Harry, que felizmente foi evitada.
5. Pedro Pettigrew
Sobretudo, ressalta-se a colocação de Pedro Pettigrew na lista. Primordialmente, recorda-se que ele foi a razão consequente à morte dos pais de Harry, já que o personagem entregou a localidade do casal – que eram seus amigos – para o Voldemort.
E não para por aí! Pettigrew foi responsável pela transformação do Lorde das Trevas para sua forma física, e subsequentemente, assinou Cedric Diggory à sangue frio em “O Cálice de Fogo”.
4. Bartolomeu Crouch Jr.
Outro vilão, possivelmente, subestimado é Bartolomeu Crouch Jr., que faz aparição única no quarto livro/filme. Sobretudo, o personagem se passa pelo Professor Moody após o sequestrar, e coloca o nome de Harry no Cálice de Fogo, permitindo a entrada de Voldemort para assassinar o menino, de apenas 14 anos.
Do mesmo modo, o personagem é retratado como um dos mais fiéis e sanguinários apoiadores do Lorde das Trevas.
3. Bellatrix Lestrange
Adentrando no top três, nos deparamos com Bellatrix Lestrange. Sendo uma das personagens mais perturbadores da contemporaneidade, faltam adjetivos para descrever Bellatrix. Isto é, por diversas vezes a vilã se demonstrou completamente impiedosa e cruel.
Afinal, como esquecer a morte de Sirius Black e do tão querido Dobby?
2. Dolores Umbridge
Na segunda posição está, possivelmente, a antagonista mais odiada entre os fãs da saga. Esta é, Dolores Umbridge, figura sem nenhuma qualidade que possa a redimir, e que tem presença capaz de enlouquecer qualquer um. Arrogante, abusiva, vil ou irritante, você escolhe!
No entanto, é claro que, o papel de Umbridge é ser a personagem mais odiável possível.
1. Lorde Voldemort
Sem mais delongas, é claro que na primeira posição, como personagem mais cruel da saga Harry Potter, está o Lorde Voldemort. Entretanto, este vilão dispensa apresentações. Além de Dumbledore e Harry, evidentemente, ninguém é capaz de detê-lo.
Do mesmo modo, ele se prova capaz de fazer qualquer coisa para alcançar a glória, e nenhuma vida será poupada no caminho. Por fim, a Collider escreve: “A maldade de Voldemort é precisa e implacável. Ele mata indiscriminadamente, sem ter afeição por nada e nem por ninguém além de si mesmo. Ele é a personificação do autoritarismo…”
Harry Potter e a Pedra Filosofal In Concert
Para quem adora a magia de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, o longa ganhará uma exibição na Vibra São Paulo. Enquanto assistem ao clássico da Warner Bros., o público poderá escutar a trilha sonora ao vivo, com a Orquestra Sinfônica Villa Lobos. A apresentação acontece no dia 9 de novembro, às 20h30, na Vibra São Paulo.
Para conferir mais detalhes, clique aqui.
Leia também: Steven Spielberg quase dirigiu Harry Potter? Entenda mais!