Ray Charles completaria 90 anos: confira a história de 6 grandes sucessos do músico

Por: Nicole Defillo 

Ray Charles Robinson foi um cantor, compositor, pianista e cantor americano. Entre amigos e colegas músicos, ele preferia ser chamado de "Irmão Ray". O artista era frequentemente referido como "O Gênio", por conta de suas músicas inovadoras e únicas. 

Charles foi o pioneiro do gênero soul music durante os anos 1950, combinando blues, jazz, rhythm and blues e estilos gospel na música que ele gravou para o Atlantic. Além disso, ele contribuiu para a integração da música country, ritmo, blues e música pop durante os anos 1960 com seu sucesso cruzado na ABC Records, notadamente com seus dois álbuns Modern Sounds. Enquanto estava com a ABC, Charles se tornou um dos primeiros músicos negros a receber o controle artístico de uma gravadora convencional. 

Hoje, 22 de setembro, esse musicista tão importante para o cenário do blues internacional, completaria 90 anos de vida. E, para comemorar a data, nós elaboramos uma lista com 6 músicas icônicas que marcaram a carreira de Ray Charles.  

Confira:  

'Hit the Road Jack' (1962)

Esta é uma canção escrita por Percy Mayfield e gravada como uma demo a cappella em 1960, e enviado ao produtor Art Rupe. A canção ganhou fama um ano depois ao ser gravada pelo pianista e cantor Ray Charles em conjunto com a vocalista Margie Hendricks, da banda The Raelettes. 

Por ser uma das canções mais expressivas gravadas por Ray, o projeto ganhou dois Grammys, sendo eles Hall of Fame Award e Melhor Performance de R&B.

 'I Got a Woman' (1957)

'I Got a Woman', originalmente intitulada 'I've Got a Woman', é uma canção co-escrita e gravada pelo músico Ray Charles. A gravadora Atlantic Records lançou a canção como single em dezembro de 1954, com 'Come Back Baby' como lado B. Ambas as canções apareceram mais tarde no álbum Ray Charles de 1957, que foi posteriormente reeditado como 'Hallelujah I Love Her So'.

'Ellie My Love' (1990)

Em 1989, Ray gravou um cover de 'Itoshi no Ellie' do Southern All Stars para um anúncio de TV japonesa para a marca Suntory, lançando-o no Japão como 'Ellie My Love', onde alcançou o terceiro lugar na parada da Oricon. No mesmo ano, o cantor foi convidado especial da Arena di Verona durante a digressão de promoção Oro Incenso & Birra do cantor italiano Zucchero Fornaciari. 

'Let's Go Get Stoned' (1966)

Esta é uma canção gravada originalmente pelos The Coasters e por Ronnie Milsap em maio de 1965. A letra foi composta por Nickolas Ashford, Valerie Simpson e Josephine Armstead. A música foi um sucesso de R&B em 1966 para o artista americano Ray Charles, já que ela foi lançada como single, depois que Charles foi liberado da reabilitação após um vício em heroína por 16 anos. 

O musicista ouviu uma gravação de 1965 da canção de Ronnie Milsap, e de acordo com o colega, Ray gostou tanto de sua versão da música que decidiu gravá-la sozinho. Esse é um trabalho notável por ser uma das primeiras composições de sucesso de Ashford & Simpson juntos, que escreveram também 'I Don't Need No Doctor' interpretada por Charles. Uma característica incomum da gravação é que ela fecha com o som dos "sinos da NBC".

'Hallelujah I Love Her So' (1956)

'Hallelujah I Love Her So' é um single do músico americano Ray Charles, que foi escrita e lançada por ele em 1956 com o selo Atlantic. Já em 1957, a canção foi incluída em seu LP de estreia autointitulado, também lançado pela gravadora Atlantic. A música alcançou o quinto lugar na parada de R&B da Billboard.

Uma curiosidade que muitas pessoas não sabem, é que 'Hallelujah I Love Her So' foi baseado na música 'Get It Over Baby' de Ike Turner, lançada em 1953. 

'Georgia On My Mind' (1960)

Em 1960, Ray Charles regravou a música 'Georgia On My Mind', lançada originalmente em 1930 e escrita por Hoagy Carmichael e Stuart Gorrell. A letra é originalmente dedicada para uma pessoa chamada Geórgia, e somente em 1979, a música foi oficialmente adotada como o hino do estado da Geórgia. 

Em 2003, a canção foi considerada a 44ª melhor música de todos os tempos pelo ranking da revista norte-americana, Rolling Stone. 

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados