Rinite, sinusite, soro: tudo sobre cuidados com o nariz

O médico otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzame tira dúvidas sobre cuidados com o nariz.

 

O soro fisiológico pode ser utilizado sem restrição?

Verdade, o soro fisiológico ajuda muito a limpeza das secreções e o funcionamento normal do nariz. Recuperando muito mais rápido crises de rinite, resfriados ou gripes. Use sem medo.

 

Rinite alérgica tem tratamento

Isso é uma verdade, a rinite alérgica atinge milhões de pessoas no mundo, especialmente em grandes centros. A pessoa espirra várias vezes seguidas, está com o nariz sempre escorrendo, entupido, coçando e às vezes o olho acaba ficando vermelho. A rinite alérgica pode ser tratada de diversas formas e cada vez mais a Medicina ajuda através de sprays nasais que não levam a efeitos colaterais a longo prazo, tratamentos medicamentosos e também há casos em que é necessária uma cirurgia para ajudar.

 

Sinusite tem cura

Verdade. A sinusite pode ser uma complicação de um resfriado, uma gripe ou até de uma crise de rinite alérgica muito intensa. Muitas pessoas convivem com ela e acham que a sinusite não tem cura. Procure sim o tratamento porque cada vez mais tanto diagnóstico, os medicamentos ou até às vezes cirurgias ajudam muito nessa situação.

 

Quando o nariz sangra o certo é levantar a cabeça

Isso é um mito. As pessoas veem o sangue escorrendo e a primeira coisa que fazem é levantar a cabeça. Não, nessa situação o sangue vai escorrer para a garganta e não vai resolver nada. O ideal é abaixar a cabeça e pressionar uma narina contra a outra durante cinco minutos.

 

Nenhuma gripe dura um mês

Verdade. A gripe é um processo viral, autolimitado no corpo, costuma durar entre três e cinco dias. Mais do que isso, se persistirem os sintomas de nariz, febre, tosse e mal-estar no corpo, é necessária uma investigação porque muitas vezes a gripe complica tanto com uma sinusite ou até a temida pneumonia.

 

Carne esponjosa obstrui a narina

Isso é uma verdade. A carne esponjosa é um termo muito geral usado para várias situações no nariz, mais comumente o aumento da adenoide, que é uma carnezinha que fica no fundo do nariz. Nessas situações o nariz entope constantemente a pessoa dorme de boca aberta, ronca, baba e os dentes acabam ficando para frente e ressecados.

 

Texto por Jamal Azzam | Otorrinolaringologista

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados