Rock and Roll Hall of Fame: oito grandes bandas que não fazem parte da instituição

Fundada nos anos 1980, instituição já causou polêmicas por deixar alguns nomes de fora; confira alguns deles

O Rock and Roll Hall of Fame é uma das organizações mais tradicionais da música. Fundada em 1983, a instituição homenageia não apenas ícones do rock, mas de inúmeros gêneros musicais. Segundo Greg Harris, CEO, o intuito é “celebrar o som da cultura jovem e os artistas cuja música nos conecta”.

Em suma, para ser introduzido, são consideradas certas regras. Em primeiro lugar, os cantores e bandas tornam-se elegíveis para a indução 25 anos após o lançamento do seu primeiro disco. Então, influência, importância, inovação, profundidade da carreira e contribuição para o mercado global estão entre os fatores mais importantes.

Um seleto corpo de eleitores – composto por jornalistas, acadêmicos, produtores e outros membros da indústria musical – seleciona os vencedores a partir de uma lista de indicados. Há também uma audição popular, que contabiliza um único voto. A cada ano, cinco a sete artistas são escolhidos.

Apesar da relevância, o Hall of Fame carrega inúmeras polêmicas em sua história. A demora para consagrar o Deep Purple e o Judas Priest e o pouco espaço destinado para as mulheres, por exemplo, são pontos de crítica, não só dos artistas, como também por parte do público.

Tanto é que grandes bandas, até hoje, nunca entraram para o Hall of Fame – mesmo estando elegíveis há muito tempo.

Enfim, confira uma lista abaixo de nomes “esnobados”, com base em dados disponibilizados pela Ultimate Classic Rock:

Iron Maiden: elegível desde 2005, indicado em 2021 e 2023
Megadeth: elegível desde 2011, nunca indicado
Motörhead: elegível desde 2003, indicado em 2020
Scorpions: elegível desde 1998, nunca indicado
Oasis: elegível desde 2019, indicado em 2024
Sonic Youth: elegível desde 2008, nunca indicado
Toto: elegível desde 2004, nunca indicado
Jane’s Addiction: elegível desde 2013, indicado em 2017 e 2024

Outros nomes que não fazem parte

INXS
Alice in Chains
America
Phil Collins
Bryan Adams
Billy Idol
Devo
Hole
Lenny Kravitz

Rock and Roll Hall of Fame – Vencedores de 2024

Aliás, no último domingo (21), foram anunciados os vencedores de 2024. São eles: Cher, Ozzy Osbourne, Peter Frampton, A Tribe Called Quest, Dave Matthews Band, Foreigner e Mary J Blige. Ainda temos o prêmio de excelência musical, concedido este ano para Jimmy Buffet, MC5, Dionne Warwick e Norman Whitfield. O prêmio de influência musical, recebido por três artistas de blues: a cantora americana Big Mama Thornton, além dos artistas britânicos Alexis Korner e John Mayall. E, por fim, o prêmio Ahmet Ertegun completa as homenagens, entregue para Suzanne de Passe.

 

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados