Sabotadores da dieta

Quem já tentou seguir uma dieta com certeza percebeu que a maior dificuldade é se manter por muito tempo na mudança da rotina alimentar e, em partes, isso deve-se aos sabotadores de dieta.

Sabotador de dieta é tudo aquilo que lhe atrapalha a manter-se por um longo período no processo de mudança de hábito alimentar. É individual, isto significa que cada pessoa tem o seu e, por isso, é importante entender o que te impede de fazer essa mudança.

Seguem abaixo alguns exemplos de sabotadores de dieta.

Pensar no "nunca mais irei comer"

Quando gostamos muito de algo e tentamos excluir isso da rotina alimentar, o seguimento da dieta pode ser interrompido. Não estou dizendo nos casos em que temos alergia ou intolerância — nestes, a exclusão pode ser necessária —, mas sim, por exemplo, quando gostamos de consumir um chocolate e resolver parar. Ao invés de excluir, por que não reduzir o consumo?

Imagine pensar que nunca mais vai poder fazer aquilo que gosta, isso vai gerar mais ansiedade e até frustrações. Isto porque até há a possibilidade de ficar alguns dias e até semanas sem consumir, mas o risco de querer comer muito de uma única vez quando resolver voltar é altíssimo.

Querer mudanças radicais pode gerar frustrações. O ideal é iniciar o processo almejando mudanças e respostas simples e, conforme for alcançando as metas, aumentar os objetivos.

Focar somente no peso corporal

Mais importante do que emagrecer é focar na saúde, pois com uma alimentação balanceada a consequência será o emagrecimento.

Consumir tudo diet

Esse tipo de alimento é isento de açúcar, mas não necessariamente tem menos calorias, por isso o consumo não é livre. É importante ressaltar que são recomendados para quem tem diabetes e deve reduzir o consumo de açúcares. Apesar disso, por ter mais gorduras, seu consumo deve ser reduzido.

Alimentos sem lactose ou sem glúten

Alimentos deste tipo também são específicos para grupos que têm intolerância a suas proteínas. O consumo desse tipo de alimento não garante o emagrecimento.

O consumo exagerado de bebidas açucaradas

Para emagrecer, muitas pessoas deixam de consumir alimentos como arroz em horário de almoço, mas substituem-no por um copão de refrigerante ou de suco adoçado.

Não tomar água

As vezes é sede, e não fome! Cerca de 70% do nosso corpo é composto por água e todos os nossos órgãos necessitam dela para garantir um funcionamento perfeito. Sem líquido, o metabolismo cai e o processo de emagrecimento fica mais lento.

Qual é o seu sabotador? Tente avaliar o que sempre te fez desistir de uma dieta e mude.

É melhor fazer pequenas mudanças e se manter constante, do que querer mudar tudo por muito pouco tempo.

O resultado vem daquilo que conseguimos seguir por mais tempo, por isso o foco é manter uma rotina alimentar adequada.

Por Dra. Vanessa Lobato – Nutricionista e colunista do Saúde Minuto

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados