Saiba como identificar alimentos ultraprocessados

Você sabe como identificar um alimento ultraprocessado? Para começar, é necessário entender a diferença entre comida in natura, processados e ultraprocessados. Os alimentos in natura são a escolha mais saudável para montar o seu cardápio, porque não sofrem qualquer alteração industrial. Estão nesse grupo verduras, legumes, frutas, carnes, peixes e ovos.

Os alimentos processados são fabricados pela indústria com adição de sal, açúcar ou outro conservante que deixe o alimento fresco por mais tempo. São os casos das conservas de milho, ervilha, cenoura, carnes defumadas e pães que não possuem farinha.

Já os ultraprocessados, possuem pouco ou até nenhum alimento inteiro, que passam por várias etapas industriais e sempre possuem aditivos como corantes, aromatizantes e acidulantes. Exemplos: bolachas, salsichas, geleias, sorvetes, chocolates, refrigerantes, barras energéticas, temperos instantâneos e produtos prontos para aquecimento como pizzas, massas e frango empanado.

Os motivos para alto consumo de ultraprocessados são sua praticidade e baixo custo. O Ministério da Saúde alerta que esses produtos possuem alto teor de gordura, sódio e açúcares. Seu consumo está ligado diretamente com possível aparição de tumores, sendo o câncer no colorretal o mais comum e com maior ocorrência em idosos. A pasta, que lançou um guia alimentar para cada faixa etária da população, recomenda opções nutritivas que podem beneficiar o organismo.

Uma forma prática de distinguir alimentos ultraprocessados é consultar a lista de ingredientes nos rótulos. Um produto faz parte desta categoria quando conta com cinco ou mais ingredientes, com nomes pouco familiares (aromatizantes, agentes de massa, xarope de frutose, corantes e gordura vegetal hidrogenada).

Cuide de sua alimentação. Prefira alimentos in natura ou processados. Sua saúde e qualidade de vida começam no prato.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados