Por Yuri Sena
Com a proximidade do inverno e o tempo já mais frio no outono, muitas doenças respiratórias – como resfriados, alergias e gripes – começam a surgir, principalmente porque o clima ficar mais seco. Mas, diante da disseminação da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, nem sempre é fácil diferenciar essas enfermidades.
Analisar o que, de fato, estamos sentindo evita idas desnecessárias aos hospitais e, com isso, também colabora para não sobrecarregar o sistema de saúde. Lidando com os sintomas rapidamente, evitamos que os sinais se agravem e as precauções necessárias serão tomadas com maior efetividade. Por isso, saiba quais as características de cada uma:
Diferença entre Resfriado e Gripe
O resfriado é uma infecção viral causada pelo rinovírus que ataca as vias respiratórias e acaba sendo mais leve, porém, nos três primeiros dias, é altamente contagioso. Os principais sintomas são febre, coriza, tosse seca e dor na garganta, além de indisposição. Tais sinais podem durar de 5 a 7 dias e as pessoas que têm imunidade mais debilitada são mais vulneráveis.
Já gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que prejudica o sistema respiratório e pode atacar os pulmões, o nariz e a garganta, causando febre de 38ºC deixando o paciente com indisposição, dor no corpo e mal-estar. Em geral pode durar de uma a duas semanas, com o seu pico de transmissão de entre o primeiro e o segundo dia.
Alergias
Os cuidados com as alergias devem ser redobrados quando chegamos ao outono/inverno, já que o clima dessa meia-estação é uma combinação prefeita para o aumento das doenças respiratórias, desencadeadas por reações do sistema imunológico a algumas substancias suspensas no ar, ocasionando doenças de cunho alérgico como bronquite, faringite, sinusite, rinite e asma. As alergias podem, também, causar secreção nasal, coceira no nariz, espirros constantes, vermelhidão nos olhos e lacrimejamento e dores de cabeça.
Principais sintomas do coronavírus
A Covid-19 é uma nova doença respiratória que foi identificada pela primeira vez em Wuhan na China. Os principais sintomas podem variar de um simples resfriado a uma pneumonia forte, causando febre, tosse, coriza, dor de garganta e dificuldade ao respirar.
Sua transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de: toque ou apertos de mão, gotículas de saliva, espirro, catarro, tosse ou objetos e superfícies contaminadas.
Todas essas doenças tem algumas semelhanças, mas oque realmente difere são os principais sintomas e os causadores de cada uma dessas manifestações.
Para saber mais sobre as diferenças e semelhanças da Covid-19 com outras doenças, veja a baixo a live que fizemos com a doutora Raquel Muarrek, infectologista da Rede D'Or.