Saiba o que é mindfulness e como a prática pode impactar na sua vida

O Mindfulness, que significa "Atenção Plena" em português, é uma técnica de desenvolvimento pessoal utilizada para atingir um estado de presença e consciência do corpo e da mente. Com essa prática, qualquer pessoa vem a se tornar mais ciente de suas emoções, pensamentos e até mesmo sensações físicas.

Em outras palavras, a prática se resume a deixar de lado as distrações, pensamentos externos e sentimentos anteriores, para intencionalmente sentir, ouvir, viver plenamente a situação presente.

O mais interessante sobre o mindfulness é que esse exercício é intencional, uma vez que é preciso dedicação e autorregulação por parte de cada indivíduo para alcançar os resultados desejados. Além disso, a técnica também é conhecida como a “Psicologia da Atenção Plena”, podendo ser direcionada por um psicólogo que trabalha a disciplina da mente com para aumentar o foco.

Os benefícios da prática são muitos, como o desenvolvimento da inteligência emocional, empatia, concentração, controle do estresse e da ansiedade, redução da insônia, melhora dos relacionamentos interpessoais e a redução do envelhecimento do cérebro.

Como praticar mindfulness?

É sempre bom ter em mente que qualquer exercício relacionado a técnica deve ser feito com orientação de um profissional. Contudo, existem alguns pontos que você pode incluir na sua rotina que, com certeza, irão te ajudar. 

Uma das dicas é atenção à respiração. Aqui a ideia é que o paciente consiga perceber como o ar entra e sai ao realizar a ação. Essa prática pode ser feita assim que acordar e ao longo do seu dia, desse modo você conseguirá perceber como ela se altera e como ela interfere em suas atividades. 

Outro tópico que pode ser muito útil durante a rotina é exercitar a capacidade de ouvir. Quantas vezes você já não concordou ou discordou de algo que alguém está falando, antes mesmo que essa pessoa termine de falar? O mindfulness propõe que você escute, absorva e pense no que está sendo dito a você, antes de emitir uma opinião rasa ou superficial sobre a afirmação em questão.

Além disso, fazer breves pausas durante o dia podem ajudar a melhorar a concentração e proatividade. Assim, conseguimos absorver as emoções e entendê-las com mais precisão.

spot_img

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados