De acordo com dados da OMS/OPAS, coletados em 2021, 85 mil mortes anuais são 100% atribuídas ao consumo alcoólico. Boa parte dos casos envolvem mortes evitáveis. E ainda, muitos deles não são fatais, mas comprometem significativamente a qualidade de vida dos indivíduos. Mas o que é considerado consumo excessivo e quando procurar ajuda? Para saber mais sobre o assunto, entrevistamos o Dr. Gustavo Patury, cirurgião do aparelho digestivo, formado pela faculdade de medicina de Teresópolis no Rio de Janeiro e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e hoje atende na capital paulista como médico cirurgião nos hospitais São Luiz Itaim e Albert Einstein.
1) O que acontece com o corpo ao ingerir bebida alcoólica? Você poderia explicar um pouco mais?
O alcance a partir do momento que ele é ingerido ele é absorvido no estômago e percorrendo assim através dos olhos sanguíneos. O fígado é metabolizado e alcançando o cérebro causando diversos sintomas. E não só a partir de sistema nervoso central, mas também em toda a parte de sistema digestivo, então a partir do momento que você começa com pequenas doses as pessoas às vezes fica um pouco mais soltas um pouco mais alegre e a partir do momento que esse álcool vai aumentando vai causando certa diminuição de reflexo é a pessoa fica um pouco mais sonolenta podendo às vezes até evoluir para um quase de coma. No fígado, geralmente é uma alteração de proteção enzimática. Então pode ter uma diminuição do metabolismo de enzimas. É quase grandes quantidades o paciente pode evoluir para uma hepatite aguda em relação ao pâncreas que é extremamente sensível esse uso agudo também pode levar uma pancreatite alcoólica aguda. No coração o paciente, geralmente tem um momento da freqüência cardíaca o aumento da pressão arterial no estômago ele causa uma irritação na mucosa gástrica e ele diminui o esfíncteres o Fagner inferior, a pressão causando assim um pouco mais de refluxo causando esofagite. E gastrite e ele também inibem a produção de hormônio fazendo com a quantidade de vezes que vai ao banheiro. Então ele aumenta essa quantidade de linha porque inibe justamente o hormônio antidiurético.
2) Quais os efeitos nocivos do álcool a curto prazo? E a longo prazo?
Em curto prazo os pacientes às vezes podem ter consumir pequenas quantidades podem piorar principalmente a parte gástrica com quadro de gastrites ou esofagite e piorar uma questão do refluxo. E às vezes levar quadros de um pouco com de diarréia, o estufamento. A partir do momento que o paciente começa um uso crônico disso aí é por levar uma série de doenças como a cirrose hepática, onde já tem praticamente uma perda da função do fígado, aumenta a hipertensão arterial, doenças cardíacas como cardiopatia e também levar câncer de boca, câncer de esôfago, câncer gástrico, acaba piorando toda essa parte levando problemas não só agudos mas com problemas crônicos e problemas graves também.
3) Existe uma quantidade saudável de álcool que você pode ingerir?
O consumo moderado de álcool não em excesso, principalmente aí com em pensar uma taça de vinho e, principalmente em ocasiões especiais. Isso não vai causar nenhum dano na saúde da pessoa. Tem diversos estudos que já falaram sobre uma taça de vinho por dia, mas que logo depois eles falam que a partir do momento que você faz a comparação de uso com jovens e adultos. Isso acaba tendo risco aumentado para a saúde. Então na verdade o que se fala hoje é o consumo de álcool moderado, principalmente, em certas ocasiões e pequenas doses que não afetam o seu trabalho e isso não tem nenhum problema.
4) O que pode ser considerado uso excessivo de álcool?
Saiu até um estudo no Lancet que tinha passado justamente falando sobre quando e o quanto tomar. Então na verdade essa quantidade de álcool é bem individualizada em relação à idade e localização geográfica dos pacientes. Então aqueles pacientes adultos jovens. Eles têm que ter um pouco mais de controle, os adultos acima de 40 anos que não tem doença prévia podem tomar uma taça de vinho que realmente não faz nenhum problema.
5)Se a pessoa ingere muito álcool, quando é a hora de procurar ajuda?
Pode ser considerado o uso de álcool excessivo, geralmente quando expõe o indivíduo a elevado risco de desenvolver problemas relacionados à saúde. Então aquelas pessoas que acabam tomando por vários dias consecutivos mais de dois três drinks por dia. Então, em grandes quantidades, geralmente, por três ou quatro dias consecutivos, o ideal é buscar ajuda. Justamente quando o paciente tem isso e começa a influenciar a vida do paciente. Então se é uma pessoa que praticamente começa a influenciar no trabalho, começa a influenciar na sua na sua relação psicossocial com um familiar e com os colegas de trabalho, já é ideal procurar ajuda.
6) Quais são as doenças mais frequentes causadas pelo álcool?
As principais doenças causadas pelo consumo de álcool geralmente estão relacionadas tanto à parte gástrica quanto à parte cardiológica. Então os pacientes podem evoluir com quadros de gastrite refluxo e esofagite nos quadros mais crônicos com cirrose hepática, pancreatite crônica. Em relação à parte cardiológica, com hipertensão arterial, diabetes e cardiopatia