Quando observamos um gato doméstico é difícil acreditar, mas esse pet possui alguns instintos dos felinos mais temidos do reino animal! Alguns estudos mostram que os bichanos ainda mantêm muito de seu comportamento selvagem. E parte desses traços estão presentes quando o gato marca o seu território.
Como identificar a marcação de território?
Os gatos marcam território de três formas e por meio dessa marcação, se comunica com sinais olfativos e visuais, através:
- Da urina
- Dos feromônios
- De arranhões sobre superfícies verticais
Embora em alguns casos essa ação se tornar excessiva e contínua, é possível que o animal esteja estressado ou que se sinta incomodado com alguma determinada situação, você não deve se esquecer que está diante de um comportamento natural de um felino doméstico e que de maneira nenhuma se trata de um problema de comportamento.
De qualquer forma, é sempre bom consultar o veterinário para tirar todas as dúvidas.
{ galeria 1198 }
Como evitar esse tipo de Ação ?
Apesar de ser um comportamento territorialista e fazer parte da natureza dos gatinhos, ele pode se tornar um problema. A partir do momento em que seu amiguinho de quatro patas começa a borrifar urina em diversos pontos da casa com pequenos jatos espalhados pelos cantos e objetos, a situação pode se tornar incômoda. E o primeiro ponto de como fazer o gato parar de urinar no lugar errado é entender o motivo do comportamento indesejado: houve alguma mudança recente? O pet está se sentindo ameaçado? Dessa forma é possível agir na raiz do problema.
É sempre bom lembrar que em muitos pet shops existem produtos específicos que auxiliam no processo de educar seu pet, como repelentes, para evitar que essa atitude passe dos limites.
{ galeria 1199 }