Saiba quais cuidados os diabéticos devem ter com o Coronavírus

Por Vanessa Rabello

Muitas preocupações surgem durante a pandemia vivida atualmente. O surgimento do novo Coronavírus fez com que muitas pessoas adaptassem suas vidas – o que vale, principalmente, para aquelas que sofrem com algum tipo de doença.

No caso dos diabéticos, é preciso ter atenção redobrada. Clarissa Willets, médica da Família (que atende na Casa Moara) afirma que “o maior estudo epidemiológico chinês sobre o novo Coronavírus revelou que a mortalidade entre os diabéticos é de 7,3%, o que é dramaticamente maior do que a de pacientes sem doenças de base – 0,9%.”

Segundo a especialista, uma vez que o diabético apresente sintomas respiratórios, deve estar atento à evolução para sinais de alarme da covid-19, especialmente a dispneia – que pode ocorrer logo no início do quadro sintomático ou após mais de uma semana do primeiro sintoma. Neste caso, a orientação é para procurar atendimento médico de imediato. Se os diabéticos precisarem ser internados, receberão cuidados intensivos para controle da glicemia para melhor recuperação e resposta imunológica.

“As hipóteses neste momento levam em conta que o Diabetes provoca uma inflamação tecidual crônica e modifica funções imunológicas básicas, o que pode comprometer o combate à infecção”, diz a médica. Ela ressalta, no entanto, que ainda está em análise se os medicamentos utilizados no tratamento de Diabetes aumentam os riscos de que a covid-19 progrida no organismo. “Por ora, não há recomendação formal de suspensão ou substituição de nenhum remédio”, acrescenta Willets.

O endocrinologista Lucas Palmiro reforça as orientações para que portadores de Diabetes, principalmente os que têm mais de 60 anos, reforcem as medidas de higiene e de distanciamento social. “Quanto menos contato com outras pessoas, melhor. Lembrando que, a cada 10 pacientes, 8 não apresentam os sintomas e, mesmo assim, transmitem o vírus.”

 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados