Por: Nicole Defillo
Com a chegada do inverno, é preciso redobrar a atenção quando se trata da saúde dos animais de estimação, já que as mudanças bruscas de temperaturas podem acarretar em sérios problemas. Por isso, nós preparamos uma lista de cuidados essenciais para todos os tipos de pets, como cachorros, gatos, pássaros e hamsters. Confira:
Cachorros
Uma das principais dúvidas dos donos dos amigos de quatro patas é com relação às tosas. Durante essa época do ano, o recomendado é que para os mais ativos a tosa aconteça normalmente, já que o corpo do animal continua se exercitando, e consegue manter a temperatura. Já para os cachorros que possuem uma idade avançada, as tosas mais baixas devem ser evitadas.
Além disso, uma boa pedida é diminuir a frequência dos banhos, já que as temperaturas mais baixas podem causar problemas respiratórios. O ideal é usar água morna e nos dias de frio mais intenso não é recomendado que eles sejam molhados. Após o banho, seque-os bem e não deixe que eles saiam na rua até, no mínimo, 30 minutos depois.
Gatos
Apesar de serem muito independentes, os felinos também precisam de uma atenção especial, já que mesmo por baixo da grossa camada de pêlos, eles podem, sim, sentir muito frio. Para amenizar essa situação, a dica é comprar roupinhas adequadas para o seu bichano. Mas lembre-se: é necessário que o animal se sinta confortável com o acessório e, caso isso não aconteça, o importante é não forçá-lo usar.
Outro ponto que precisa de cuidado é a hidratação do seu pet, uma vez que durante o inverno a sensação de sede é menor. A desidratação pode levar a problema de cálculo renal nas vias urinárias, principalmente nos castrados. Por isso, o ideal é manter a água sempre limpa e oferecer uma dieta com alimentos mais úmidos, ou seja, que possuem uma maior concentração de água.
Pássaros
Os banhos de sol são extremamente importantes paras as aves durante esse período do ano. Alguns minutos no sol, pode evitar com que o seu amigo tenha uma imunidade baixa e consequentemente fique doente.
Além disso, a proteção das gaiolas no inverno é essencial e durante os dias frios existem algumas ações que podem ajudar. O ideal é colocar o viveiro na parte interna da casa, em um lugar que as correntes de vento não cheguem. Durante as noites de temperaturas baixas, uma boa pedida é forrar com cobertores, mas sempre deixando um espaço para que o pet consiga absorver a luz natural.
Roedores
Roedores, como hamsters, camundongos, coelhos e porquinhos-da-índia, não se dão bem com temperaturas baixas, por isso é preciso mantê-los em locais que fiquem entre 20ºC a 24ºC. Para isso, o ideal é forrar as casinhas e gaiolas com tecidos, como feltros, uma vez que o material ajuda a manter o animal aquecido.
Caso o dia esteja por volta dos 10ºC, os tutores podem posicionar uma lâmpada em cima da gaiola, porém, atenção: é extremamente necessário que ela fique longe do alcance do seu roedor. Nessa situação, os donos precisam tomar cuidado para não elevar, além do necessário, a temperatura do ambiente.