Saiba qual é a importância da música no ensino infantil

Por: Nicole Defillo

Você sabia que em 1998, o Ministério da Educação (MEC) publicou o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI), que propunha uma nova visão de experimentação musical?  Ou seja, essa ação permite que as escolas e instituições incorporem a música no ensino infantil, uma vez que ela pode ajudar e melhorar a interpretação, improvisação, composição e o aumentar o vocabulário. Contudo, apenas em 2016, a música se tornou uma disciplina obrigatória no currículo escolar infantil (Lei 13.278/2016). 

Por que a música pode ser considerada como ferramenta de ensino?

De acordo com alguns estudos da UniSALESIANO e FCE, a música pode desenvolver outras áreas do cérebro que, normalmente, não seriam estimuladas por outros meios, como aulas normais. Ao escutar a melodia, os pequenos desenvolvem percepção de som, ritmo, interpretação, improvisação, sensibilidade, movimento e raciocínio lógico, por meio de brincadeiras, atividades e gestos.

Muitas escolas utilizam a música apenas em datas comemorativas, históricas ou para mostrar as heranças folclóricas do nosso país. Todos esses meios são ideais para que o aprendizado seja prazeroso e coopere com a parte cognitiva, interativa e afetiva. Contudo, engana-se quem acredita que o uso da música deve ser feita somente em datas especiais. Na verdade, o ideal é usar a musicalidade em um planejamento de longo prazo.

Como a música afeta o ensino?

O aprendizado pode ser dividido em três partes: desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e psicomotor. Confira a diferença entre cada uma delas:

Desenvolvimento Cognitivo (linguístico)
Os sentidos são despertados e favorecidos quando entram em contato com a música. Automaticamente, a criança acompanha o ritmo apresentado, ativando a coordenação motora e a capacidade de relacionar a música com determinados ambientes. 

Desenvolvimento sócio-afetivo
Ao entrar em contato com a musicalidade, a criança desenvolve o sentimento de segurança e, inicia o processo da liberação das emoções, o que favorece o trabalho em grupo e a cooperação. 

Desenvolvimento Psicomotor
Quando um determinado ritmo é apresentado os pequenos junto com um movimento repetitivo – seja bater palmas ou pés – é possível estimular o senso rítmico dela. Esta ação, consequentemente, desenvolve equilíbrio no sistema nervoso, uma vez que a música relaxa tensões e ajuda a descarregar emoções.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados