Saiba qual é a importância do médico veterinário na vida dos pets

Por: Nicole Defillo

A medicina veterinária é uma especialidade criada no Brasil em 1918 e regulamentada há 81 anos. Atualmente, ela se tornou uma das profissões mais importantes não somente no âmbito nacional, mas internacional, uma vez que todos os animais, sejam eles domésticos ou silvestres, necessitam de cuidados para ter uma vida longa e de qualidade.

Para a maioria das pessoas, os veterinários são considerados apenas médicos de animais, contudo o que muitos não sabem é que as clínicas e as cirurgias animais são apenas uma parte do trabalho que esses profissionais realizam. As atividades vão muito além da prevenção e tratamento de doenças de diferentes espécies, elas também incluem a produção e inspeção de alimentos, proteção da saúde animal, saúde pública, tecnologia e ensino superior, pesquisa, extensão rural e proteção ambiental e ecológica.

No campo da saúde pública, esses profissionais atuam em centros de zoonoses sejam eles urbanos ou em zonas rurais, dirigindo trabalhos de investigação que desempenham um papel fundamental no controle de doenças transmitidas de animais para humanos. Em países com atividade pecuária intensa, como o Brasil, seu conhecimento é dedicado à nutrição animal, manejo de pastagens, higiene pessoal e fiscalização rigorosa de alimentos de origem animal.

Com isso, atualmente, o veterinário possui quatro áreas de atuação, sendo elas: clínica – onde ele realiza consultas, inspeções e operações de pequenos animais de estimação – ambiental, promovendo o estudo de animais silvestres em seus habitats naturais, identificação de espécies, doenças e contribuição para a preservação de animais;  controle e  tecnologia para populações animais – que estuda o desenvolvimento e trato de rebanhos.

Os veterinários e os animais de estimação

Ao decidirmos adotar um animal de estimação, é necessário ter em mente que será indispensável o acompanhamento profissional, já que ele irá monitorar os sintomas de possíveis doenças e eventuais procedimentos de emergência. Os médicos veterinários têm a responsabilidade de orientar e explicar o dia a dia e as atividades diárias de cada animal de acordo com a raça, idade e tipo, além de cuidar das necessidades individuais e especiais da forma mais adequada.

Nos casos mais graves, apenas os profissionais são responsáveis ​​por verificar o melhor plano de tratamento e, além de receitar os medicamentos, pode incluir a realização de cirurgias, caso necessário, para o bem-estar do seu pet. Também será o veterinário que vai informar os tutores dos bichos quando o quadro é irreversível e, junto a família, decidirá pelo sacrifício.

Vale lembrar que os veterinários são a melhor fonte de informações sobre a saúde dos animais de estimação, por isso, certifique-se de seguir as recomendações do profissional para garantir que seu amigo de quatro patas tenha uma vida longa e saudável.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados