De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde mental é um estado de bem estar que capacita o indivíduo a explorar suas próprias habilidades, a regular e limitar o estresse rotineiro, a ser produtivo e a contribuir positivamente com sua comunidade.
A mente e o corpo estão intimamente interligados, quando um está debilitado, automaticamente afetará o outro. Cada vez mais, estudos atestam essa estreita relação. Quando a saúde mental não está bem, alguns sistemas podem ser diretamente impactados:
. o sistema imunológico, prejudicando a imunidade e as defesas do organismo;
. o sistema endócrino, aumentando ou reduzindo a produção de alguns hormônios;
. o sistema nervoso, influenciando a produção de neurotoxinas relacionadas ao surgimento de algumas doenças.
Vários fatores interferem na saúde mental, principalmente o estresse, que atua como um gatilho, desencadeando várias doenças de fundo emocional, dentre as quais, podemos destacar: transtorno de ansiedade, crises de pânico e depressão.
O estresse também age como estopim de várias doenças físicas, entre elas: doenças cardiovasculares, gastrointestinais, gastrite, úlcera, hipertensão, taquicardia, distúrbios do sono e algumas doenças autoimunes.
Muitas dores que surgem no corpo têm origem num período de estresse. Todas as pessoas apresentam um determinado nível de estresse.
O estresse é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios como o cortisol e a adrenalina.
Quando o estresse se mantém constantemente num patamar elevado, há um desequilíbrio na produção de hormônios, que resultará em prejuízos para a saúde física e mental.
É preciso reduzir ao máximo a intensidade do estresse, o que pode ser feito por meio de algumas mudanças significativas no estilo de vida. Exercitar o autoconhecimento e praticar o autocuidado são outras medidas que privilegiam a saúde física e mental.
Entre os sinais de que a saúde mental não está bem, podemos citar:
. Alterações de humor
. Ansiedade
. Bruxismo
. Distúrbios alimentares (aumento ou redução considerável do apetite) ou de sono
. Dores de cabeça e no corpo, repentinas e inexplicáveis
. Enxaqueca
. Fadiga
. Irritabilidade, agitação e impaciência
. Isolamento social.
. Mudanças de comportamento
. Problemas de memória e concentração
. Sintomas gastrointestinais recorrentes
. Taquicardia e palpitações
. Tensão muscular
Lembre-se sempre: ”Mente sã, corpo são.”
Cuide da sua saúde mental! Cuide de você!
POR MARILENE KEHDI PSICÓLOGA, ESPECIALISTA EM ATENDIMENTO CLÍNICO, EM PARCERIA COM O SAÚDE MINUTO.