Seal: 30 anos de sucesso

Em 1987, Seal Henry Olusegun Olumide Adeola Samuel deu seus primeiros passos na carreira como vocalista de uma desconhecida banda inglesa chamada Push. Desde então, o britânico de origens nigeriana e brasileira não saiu mais de cena, com a voz distinta por trás de hits como “Killer”, “Crazy”, “Kiss From a Rose” e “Wishing On a Star”.

Vamos viajar por três décadas de Seal?

Primeiro sucesso

A primeira vez que demos conta do real poder de Seal foi como vocalista do single “Killer” (1990), assinado pelo produtor Adamski. O single vendeu 400 mil unidades e ficou três semanas em 1º lugar no Reino Unido.

Parceria com Trevor Horn

No ano seguinte, Seal daria inicio a um parceria que duraria 27 anos. A união com o produtor Trevor Horn (Grace Jones, Frakie Goes To Hollywood e Paul McCartney) gerou o primeiro álbum Seal e o mega hit “Crazy”.

Grammy

Seu trabalho com Horn ganhou status global em Seal II, de 1994. Com o single “Kiss From A Rose”, viria o 1º lugar na Billboard e a trilha de Batman Forever. A faixa recebeu 3 Grammy em 1996.

Álbum perdido

Em 1999, Seal convocou o produtor-compositor Henry Jackman (trilhas de X-Men Primeira Classe, Capitão América: Guerra Civil) para gravar Togetherland. O disco acabaria rejeitado pela gravadora em 2001 e o quarto álbum sairia somente em 2003, com o nome de Seal.

Versões de clássicos

Dois de seus projetos mais aplaudidos, Soul (2008) e Soul 2 (2010) são investimentos de classe em clássicos do pop, soul e R&B. Com ajuda do fiel mentor Trevor Horn e David Foster, os discos foram bastante elogiados e produziram hits como “Wishing on a Star” e “Let’s Get Together”

Curiosidades

Seu mais recente álbum -7 – foi lançado em 2015, novamente com produção de Trevor Horn.

Seal foi casado durante sete anos com a top model alemã Heidi Klum. Eles se divorciaram em 2012.

O casal teve três filhos: Henry, 11 anos, Johan, 10 anos e Lou, 8 anos.

Seal nasceu em Londres, em 19/2/1963. Ele é filho de Adebisi Ogundeji, uma nigeriana, e de um brasileiro, Francis Samuel.

Um de seus nomes – Olusegum – significa “Deus é vitorioso” em Yoruba, idioma nigeriano.

Seal também ganhou fama como membro do The Voice Austrália – função que ocupa desde 2010.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados