Sequência de Classe: A história de “Streets of Philadelphia”

Seis anos após a primeira investida no cinema – quando Light of Day foi composta como tema do longa Luz da Fama, com Michael J. Fox – Bruce Springsteen retornou à cena de Hollywood com uma balada que garantiu sua primeira – e vitoriosa – indicação ao Oscar: Streets of Philadelphia – uma das músicas mais tocadas na programação da Alpha FM.

Os bastidores da canção

Bruce Springsteen compôs e gravou Streets of Philadelphia, atendendo ao chamado de Jonathan Demme, o diretor do longa Filadélfia, estrelado por Tom Hanks e Denzel Washington, e eventual vencedor do Oscar de Melhor Filme em 1994.

O trabalho começou logo após o final da turnê mundial Human Touch/Lucky Town em junho de 1993. No início, Springsteen se mostrou cauteloso e não prometeu nada. Porém, ao iniciar as gravações de um álbum (inédito até hoje), a ideia para a canção finalmente apareceu, quando Bruce resgatou uma letra sobre um amigo, recentemente falecido.

Bruce relembra a história da letra

 “Tentei escrever a música do ponto de vista do personagem de Tom Hanks, que sofre de AIDS. Ao mesmo tempo, a letra ficou mais genérica. Ela pode ser sobre como as pessoas sentem-se espiritualmente e entendida de diversas formas”.

Curiosidades sobre Streets of Philadelphia

@ Streets of Philadelphia foi regravada especialmente para a trilha do videoclipe rodado na praça Rittenhouse, na cidade americana da Filadélfia.

@ O single Streets of Philadelphia foi lançado comercialmente em 2 de fevereiro de 1994, chegando ao 2º lugar no Reino Unido, 9º lugar no Hot 100 da Billboard e 1º lugar na Alemanha.

{ galeria 150 }

@ Filadélfia foi a primeira grande produção de Hollywood a abordar o drama do HIV/AIDS.
@ Além de faturar o Oscar de Melhor Canção Original em 1994, Bruce conquistou os prêmios Canção do Ano, Melhor Canção de Rock, Melhor Vocal Masculino e Melhor Canção para um Filme para Cinema ou TV no Grammy de 1995.

@Em 1996, Bruce seria relembrado pela Academia com a indicação da música Dead Man Walking escrita para o longa Os Últimos Passos de Um Homem, com Susan Sarandon e Sean Penn.

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados