Será que você precisa emagrecer agora?

É muito comum pessoas estarem com problemas para manter o peso, porém, nem sempre fazer dieta pode ser a solução.

Para entender e poder emagrecer, temos que, primeiro, entender por que engordamos. No conceito geral engordamos porque consumimos muito, mas será que é isso mesmo?

Para entendermos este processo, primeiro devemos saber por que as pessoas engordam. Engordar significa consumir mais que o gasto calórico. Isto não quer dizer que você vai correr para a primeira dieta disponível, pois na maioria das vezes isto não vai funcionar. Ocorre que o processo que regula o consumo não é a ingestão e sim o funcionamento que nós chamamos de metabolismo.

Metabolismo é um conjunto de ações e reações que nosso organismo faz para manter nosso corpo funcionando, mediados por substâncias conhecidas como hormônios que podem alterar o nosso metabolismo para mais ou para menos, podendo nos levar a ganho de peso.

Devemos entender o emagrecimento como um desequilíbrio pelo qual nosso corpo está passando e que outros fatores têm que ser levados em consideração e não somente a alimentação, que muitas vezes leva a culpa pelo fato de termos engordado. Para emagrecer com saúde devemos avaliar nosso organismo como um todo, a partir disso, é tirada uma orientação que realmente vai possibilitar uma eliminação de gorduras eficiente.

Por Régis Salgado, endocrinologista, em parceria com o Saúde Minuto.

spot_img

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados