Socorro! Meus cabelos estão despencando

Agora, em tempos de pandemia, a queda de cabelos ganhou destaque entre as demandas do paciente. Em uma primeira impressão, pouco cuidadosa, daríamos uma justificativa simplista, é o stress, mas seria ele o grande vilão para a queda? Certamente não! O stress pode ser “incriminado” pela queda de cabelos, mas como diagnóstico de exclusão, ou seja, após afastarmos as outras causas de queda de cabelos.

Neste ano descobrimos uma nova causa de queda, a Covid-19. Vão nos perguntar, ele também causa queda? Sim, cerca de 35% dos pacientes que foram contaminados pelo novo coronavírus manifestaram algum grau de queda de cabelos.

Além disso, as causas clássicas de queda devem ser investigadas, tais como: anemia, deficiências nutricionais, assim como a deficiência de vitamina D podem ser causadoras de queda de cabelo e ainda as alterações de tireoide e dos hormônios sexuais.

Outra causa igualmente relevante é a genética, causando um tipo de queda de cabelos, denominada de alopecia androgenética.

Algumas medicações também estão envolvidas no processo de queda, tais como alguns antidepressivos, anticoagulantes entre outros.

Dessa maneira, podemos observar que uma queixa tão corriqueira, merece uma atenção especial para definirmos um diagnóstico correto e, a partir daí, o melhor tratamento de acordo com a causa envolvida.

Procure seu dermatologista, ele é o profissional que vai poder ajudá-lo.

Texto por Meire Gonzaga | Dermatologista

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados