Nada melhor do que aquela sensação de dormir um pouquinho e descansar depois de almoçar, não é mesmo?
Mesmo sendo algo muito agradável para a maioria das pessoas, ainda existe a pergunta se esse hábito tão comum na cultura dos brasileiros faz bem à saúde, além de relaxar o corpo e a mente.
A sonequinha depois do almoço, hábito de origem espanhola conhecido como sesta, é popular por auxiliar no processo de digestão e ajudar a recuperar as energias para enfrentar o restante das tarefas do dia a dia, e isso realmente é verdade!
Um cochilo de 20 a 30 minutos é saudável e traz para o corpo inúmeros benefícios como aumento da criatividade e da atenção, além dos já citados: renovação da energia do corpo e da mente, dando mais disposição para continuar o restante do dia.
O problema é quando se come e vai deitar logo em seguida durante a noite. No período da noite, o metabolismo do nosso corpo desacelera e o processo de digestão fica comprometido, já que o organismo terá que trabalhar de forma forçada em um período que era pra ser de repouso, o que pode causar desconforto, azia, dor de estômago e até insônia.
Por isso, é melhor deixar para tirar uma soneca apenas depois do almoço, quando seu corpo ainda está funcionando de forma mais ativa e acelerada, assim, dá para aproveitar o descanso de forma saudável, sem gerar complicações para a sua saúde.
Ricardo Lemes
Redação Saúde Minuto