Na última quarta-feira (31), a Netflix lançou o episódio final da quinta temporada de “Stranger Things” – série fenômeno criada pela dupla Duffer Brothers. O capítulo encerra a saga principal do seriado, no ar há quase uma década. O single “Heroes”, lançado em 1977 como faixa-título do 12.º álbum de David Bowie, foi utilizado na sequência de créditos do episódio.
De acordo com dados recentes divulgados pela Luminate e repercutidos pela Rolling Stone, a faixa apresentou um crescimento próximo de 500% no volume de reproduções em plataformas digitais após a exibição do desfecho da série. As informações foram consolidadas na segunda-feira, 5 de janeiro, quatro dias após a disponibilização do episódio final.
Os relatórios indicam que, nos cinco meses anteriores, a canção mantinha uma média aproximada de 94 mil execuções diárias. Com o início do novo ano e o impacto direto do encerramento da produção televisiva, o número de reproduções saltou para 342 mil no dia 1º de janeiro, 456 mil no dia 2 e 470 mil no dia 3. Esses resultados representam uma elevação estimada entre 3,6 e 5 vezes em relação à média diária registrada antes da estreia do último episódio.
Desde o início de “Stranger Things”, para além da trama, a trilha sonora ganhou destaque na cultura popular. Focada sobretudo em faixas dos anos 1980, os episódios trouxeram canções como “Running Up That Hill (A Deal With God)”, de Kate Bush, e “Master of Puppets”, do Metallica, que cresceram em popularidade após a aparição.
Para finalizar o capítulo final da produção, os produtores escolheram “Heroes”, de Davie Bowie, que emocionou os espectadores. Ao Netflix Tudum, segundo a NME, Ross Duffer explicou o motivo pelo qual optaram pelo hit. Basicamente, foi o ator Joe Keery, que interpreta o personagem Steve Harrington, quem fez a sugestão. “Assim que Joe a sugeriu, soubemos imediatamente que era a música certa para encerrar a série, porque ela é, de certa forma, um hino de ‘Stranger Things’. Usar a versão original do Bowie simplesmente pareceu a escolha certa e adequada para a conclusão”, explicou.
Sobre a quinta temporada de “Stranger Things”
A trama da quinta temporada é ambientada no outono de 1987, numa Hawkins marcada pelas consequências das rupturas entre os mundos. A missão agora é clara: o grupo de amigos tem que localizar e derrotar de vez Vecna — cuja ameaça se mostra ainda mais poderosa e com planos muito mais sombrios do que antes.
A temporada final foi sendo disponibilizada em três volumes, adotando um formato diferente do utilizado anteriormente pela série. O primeiro bloco, que reúne os episódios 1 a 4, estreou no catálogo da Netflix em 26 de novembro. Já o segundo, composto pelos episódios 5 a 7, foi lançado em 25 de dezembro, data do Natal. O episódio derradeiro chegou à plataforma na noite de 31 de dezembro de 2025, marcando o encerramento da produção.
Assista ao trailer final de “Stranger Things 5”


