Terapia Assistida por Animais ajuda a promover o bem-estar físico

Quem convive com animais de estimação sabe a alegria que eles proporcionam para a nossa rotina, não é mesmo? Até nos dias mais difíceis, um carinho ou uma brincadeira já costumam ser suficientes para nos fazer sorrir. Pensando nisso, foi criada a Terapia Assistida por Animais (TAA)!

A TAA é um instrumento usado para ajudar no tratamento de doenças e no suporte para pessoas hospitalizadas com diferentes tipos de condições de saúde. Esta prática pode ser realizada independente da idade do paciente, seja ele criança, adulto ou idoso. Esse método como objetivo promover o bem-estar físico, emocional, cognitivo e social, valendo-se do animal como um elo entre o terapeuta e o paciente. 

Em todos os casos, o pet atua como um cuidador, ajudando a diminuir o medo e a ansiedade, que muitas vezes podem dificultar os tratamentos. Além de tirar o foco do problema, estudos comprovam que a interação com bichos estimula a liberação de uma série de substâncias associadas ao bem-estar, como a endorfina e a ocitocina. 

Como um animal de estimação se torna um terapeuta?

Não há dúvida de que morar com um cachorro pode trazer enormes benefícios à saúde do responsável. Porém, é preciso lembrar que os animais também precisam ser "treinados" para serem eficazes.

Nesse sentido, existem ONGs que se especializam em treinar cães para que se tornem terapeutas. Nos primeiros meses de vida de um animal de estimação, este treinamento se concentra na vida social do cão, pois ele terá que lidar com diferentes tipos de pessoas e interações.

Lembre-se de que as questões de saúde também são muito importantes! Além do treinamento, os cães de tratamento também devem ser vacinados, vermifugados e prevenidos contra ectoparasitas. Como parte do acordo, eles também devem tomar banho antes do agendamento para não contaminar o ambiente clínico e hospitalar.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados