The Actor Awards: ausência de filmes internacionais nas indicações levanta debate

Nesta quarta-feira (7), foram reveladas as indicações à edição de 2026 do The Actors Awards – antigo SAG Awards –, considerado uma das maiores celebrações do talento em atividade, uma iniciativa do Sindicato dos Atores de Cinema e Televisão dos Estados Unidos (SAG-AFTRA). As nomeações não contemplaram nenhum filme internacional e esnobaram grandes favoritos da temporada de premiações deste ano, incluindo o brasileiro Wagner Moura (O Agente Secreto).

Além de Moura, vencedor de Melhor Ator no Festival de Cannes e indicado ao Critics Choice Awards e ao Globo de Ouro, também ficou de fora todo o aclamado elenco do filme norueguês Valor Sentimental: Renate Reinsve, Stellan Skarsgård, Elle Fanning e Inga Ibsdotter Lilleaas.

O debate foi levantado pela revista norte-americana Variety, que publicou: “Todos os filmes e apresentações em línguas estrangeiras foram completamente ignorados na premiação de 2026, sendo talvez a omissão mais chocante de todas”.

“Wagner Moura, que venceu o prêmio de melhor ator em Cannes e é amplamente considerado um dos favoritos a uma indicação ao Oscar por ‘O Agente Secreto’, também foi ignorado pelo Actor Awards. O corpo votante do SAG-AFTRA é muito mais voltado ao cenário doméstico do que à composição internacional do ramo de atores da Academia. Com indicações ao Globo de Ouro e ao Critics Choice Awards, além de uma vitória no Círculo de Críticos de Cinema de Nova York, Moura continua sendo um forte candidato rumo às indicações ao Oscar”, escreveu Zack Sharf na publicação. 

Confira a lista completa de indicados ao The Actors Awards clicando aqui. 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados