Tim Burton ganha exposição interativa na Oca do Parque do Ibirapuera

Chega à São Paulo uma exposição interativa sobre a obra de Tim Burton, que conta com 14 salas que ocupam mais de 2 mil metros quadrados da Oca, no Parque do Ibirapuera. Imagine que você encontrou um livro onde desenhos, memórias e seres particulares são compartilhados. Imagine ainda que você é capaz de entrar nos pensamentos do autor da obra, imergir nas paisagens criadas nesse universo e, ainda, contemplar vividamente esse lugar e seus habitantes! Tudo isso é o que o público vai vivenciar na mostra A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton

O evento chega para homenagear o aniversário do livro "A Arte de Tim Burton", com o desafio de criar uma releitura sensorial das mais de 400 páginas que compõem a obra, que é cheia de ilustrações do acervo pessoal do artista e de conceitos visuais de diversos filmes, como "Edward Mãos de Tesoura", "A Noiva Cadáver", "Alice no País das Maravilhas" e mais. Ele, que é cineasta, roteirista, escritor, produtor, animador e desenhista, tem como aprincipal característica, trazer fantasia de uma forma mais sombria. 

"É a mais abrangente antologia da obra do cineasta nos últimos quarenta anos", ressalta Jenny He, curadora da exposição, que acompanhou o projeto em cada detalhe. "A medida em que o público adentra as imersivas e interativas experiências presentes nas diferentes galerias da exposição, a ilimitada criatividade e prolífica produção artística de Tim Burton se revelam intimamente", destaca. 

Para criar a atmosfera desejada, foram utilizados recursos audiovisuais diversos, passando por projeções em tecido, teatro de sombras, anamorfose, espelho mágico, realidade virtual, cinema 3D e muito mais. "Cada capítulo do livro aborda uma dimensão da imaginação artística na obra do Tim Burton. Um deles, por exemplo, investiga esse gosto que ele tem pelos bichos e como ele os desnaturaliza para criar aquelas figuras; outro trata dos palhaços e dos ventríloquos, e assim por diante. O livro é um objeto tridimensional, mas a gente o vê sempre da esquerda para a direita, vai passando as páginas, há uma certa limitação… O que fizemos nesta exposição foi 'explodir' isso no espaço", diz Leo Rea Lé, responsável pela concepção e direção geral do projeto, ao lado de Naum Simão.

SERVIÇO
Exposição A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton
Local: Oca do Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 3 – Vila Mariana)
Quando: Até 14 de agosto de 2022
Quanto: A partir de R$ 20,00
Classficação Indicativa: Livre
Onde comprar: Ingresso Rápido ou diretamente na bilheteria do local

spot_img

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados